terça-feira, 4 de agosto de 2009

Weißwurst - salsicha ou lingüiça branca



Weißwurst ou Weisswurst (literalmente salsicha ou lingüiça branca) é um prato muito consumido na Alemanha, sobretudo na região da Baviera.

É confeccionada a partir de carne de vitela, finamente picada, e toucinho de porco fresco. É normalmente temperada com salsa, limão, cebola, gengibre e cardamomo, apesar de existirem outras variações. A mistura é introduzida em tripas de porco frescas e limpas, sendo em seguida separada em salsichas individuais, de cerca de 10cm de comprimento e cerca de 2cm de espessura.

Como é extremamente perecível, a weißwurst é tradicionalmente preparada de manhã cedo e consumida como primeiro ou segundo lanche. Existe um ditado que diz que as salsichas não devem ouvir os sinos das igrejas a anunciar o meio-dia. As salsichas são aquecidas em água, sem levantar fervura, durante cerca de 10 minutos. Este processo torna-as acinzentadas, dada a ausência de conservantes da cor na sua preparação.

A weißwurst é levada para a mesa numa taça grande, dentro da água que foi usada na sua preparação (para que não aqueça muito), sendo consumida em seguida sem a pele. A forma tradicional de abrir a salsicha e de sorver a carne com a boca é conhecida como "zutzeln". Outra forma também popular e mais discreta de a consumir consiste em cortar a salsicha ao meio, de forma longitudinal, de forma a que parte debaixo da pele permaneça intacta e, em seguida, retirar-se a carne da pele com um garfo.

É comumente servida com mostarda doce, acompanhada por Bretzel e Weißbier (cerveja de trigo).

É de salientar que a weißwurst raramente é consumida em outras partes da Alemanha para além da Baviera, fato que ajudou a cunhar a expressão Weißwurstäquator (significando algo como o equador da weißwurst), linha imaginária que separa os consumidores de weißwurst do restante do país.

6 comentários:

  1. BOm dia , Úrsula
    gostaria de conseguir realmente a receita com as quantidade certas de cada ingrediente, você pode ajudar-me.
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marta!
    Voc6e quer a receita para fazer as salsichas? Fiz uma pequena pesquisa, mas não é muito fácil achar, já que quase ninguém mais faz linquiças em casa. O que eu consegui levantar sobre a Weisswurst, é que ela é composta de carne de vitela (no mínimo 51%), toucinho, carne de cabeça de vitela refogada, claras em neve, sal e temperos (salsinha,pimenta, limão em pó, macis, cebola, gengibre e cardamomo). Existem algumas regras adicionais de que o conteúdo de água não seja superior a 25% e o de gordura, não pode ser superior a 30%.

    Infelizmente não consegui apurar maior detalhamento que isso.

    abraço,

    Úrsula

    ResponderExcluir
  3. Oie Ursula,
    preciso de um prato tipico da alemanha para usar como um apelitivo na escola,é um trabalho.
    salsicha seria a melhor opção ????

    Beeijos.... Thay :]

    ResponderExcluir
  4. Salsicha é bem típico mesmo, tem umas mostardas doces já no mercado, mas pessoalmente eu gosto muito de um canapé de salmão (http://ursulamueller.blogspot.com/2009/06/kartoffelpuffer-mit-lachs-mini-batata.html), a receita que eu tenho é o salmão sobre uma base de batatas, mas vc pode fazer tb com torradinhas. Qualquer dúvida me escreve: sushidecasa@gmail.com.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Ola

    Não posso aformar que é a legitima Weißwurst, mas comparando a aparencia e o sabor com o descrito em varios locais, acredito que comprei hoje em um supermercado de Blumenau este produto.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Tamassia! Aqui em Jaraguá também tem uma ou duas marcas no mercado que se assemelham e muito à Weisswurst alemã! Me pediram outro dia a receita da linguiça, aí já ficou mais difícil é tão mais prático comprá-la pronta... abraço!

    ResponderExcluir