quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Herrentorte "Beerenmix" – Torta dos Senhores com Frutas Silvestres




Ingredientes para 12 Porções

Para o recheio:

5 folhas de gelatina branca
300 g Morangos
125 g framboesas
125 g Mirtilos
500 ml Nata
2 pacotes de açúcar de baunilha – mais ou menos 16 g
100 g raspas de chocolate ao leite
1 colher de sopa de açúcar

Para a decoração:

100 g Morangos
125 g Framboesas
75 g Mirtilos
150 ml Nata
1 pacote de açúcar de baunilha
250 g chocolate para cobertura - amargo

Para a massa:

3 ovos grandes
125 g açúcar
50 g farinha de trigo
50 g reforçador de farinha
2 colheres de sopa de fermento químico
2 colheres de sopa de cacau em pó
Papel manteiga

Modo de Preparo:

Pré-aquecer o forno a 150 °C. Forrar o fundo de uma forma de 26 cm de diâmetro com o papel manteiga.

Separar as claras dos ovos e batê-las com 4 colheres de sopa de água fria até obter picos firmes. Finalize pulverizando 125 g de açúcar e continue batendo até que o açúcar pare de “ranger”.

Some as gemas, uma a uma.

Misture o fermento ao cacau em pó e peneire cuidadosamente sobre a massa, fazendo movimentos suaves de baixo para cima. Coloque na forma e leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar.

Retire o fundo da forma, inverta o bolo sobre um prato adequado e corte-o pela metade. Coloque um aro de torta na parte de baixo (se não tiver, pode-se construir um com papel alumínio ou manteiga). Amoleça a gelatina.

Lave e limpe os morangos, secando-os cuidadosamente com um pano de cozinha descartável. Limpe e lave também os mirtilos e as framboesas, descartando os que não estiverem em perfeitas condições, secando também com pano descartável.

Bata a nata com a baunilha até obter picos firmes e leve para refrigerar. Leve a gelatina umedecida a uma panela, dissolva rapidamente e acrescente 2 colheres de sopa de nata. Somente então misture o restante da nata, as raspas de chocolate e as frutas vermelhas. Cuide especialmente para não danificar demais as framboesas.

Coloque sobre a parte inferior do bolo, cubra com a outra metade e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

Retire o aro de torta, bata a nata com o açúcar de baunilha em picos firmes e passe nas beiradas da torta. Recomendável usar uma espátula ou pá para bolo. Dissolva a cobertura em banho-maria esfrie rapidamente em banho-maria com água fria e coloque sobre a torta. Distribua com cuidado para que só um pouco da cobertura caia pelas beiradas da torta (veja foto). Decore com o restante das frutas enquanto o chocolate ainda estiver mole. Leve à geladeira por mais uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário