Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Geléia de Eisbein Empratada - Tellersülze vom Eisbein
Ingredientes:
2 1/2 kg Eisbein (joelho de porco) curado
2 cebolas
2 cenouras grandes
1 folhas de louro
2 cravos
500 ml de vinagre de vinho branco
1 colher de chá de açúcar
10 grãos de pimento preta
1 colher de chá de mostarda Dijon
2 esguichos de vinagre de vinho tinto
1/2 maço de salsa
2 cebolas roxas
2 pepinos em conserva
2 esguichos de vinagre e óleo
Sal
Pimento branca moída na hora
Modo de Preparo:
* Descasque as cebolas e espete nelas as folhas de louro com os cravos (cebola pique). Descasque as cenouras e corte-as na metade.
* Os joelhos de porco (Eisbein) possuim a característica de aumentar seu volume quando cozidos, portanto precisam de espaço na panela para poder se expandir. Será necessário uma panela grande com capacidade para 5 litros.
Levar a ferver na panela 4 litros de água, 0,5 litros de vinagre, as cebolas pique e o açúcar. (não utilizar sal, pois os joelhos de porco (Eisbein) já devem ser curados)
* Lave bem os Eisbein, descasque cuidadosamente a pele com o auxílio de uma faca. Deite a carne no caldo com o vinagre e cozinhe em fogo médio por 2,5-3 horas. Retire com uma escumadeira a espuma que for se formando na superfície. Depois de 1,5 hora, acrescente as cenouras e os grãos de pimenta. A carne está pronta, quando soltar-se sem maiores problemas do osso. As cenouras devem ficar somente “al dente”. Retire da panela quando alcançarem este ponto e recoloque mais tarde na sua geléia.
* Retire os joelhos de porco da panela e deixe esfriar um pouco. É possível descartar a pele e utilizar somente as carnes magras. No caso de utilizar-se a pele, é necessário descartar a parte gordurosa e mole do interior.
* Corte a carne e as cenouras em cubos. Misture a carne e a cenoura picadas com aproximadamente 200 ml do caldo de cozimento, 1 colher de chá de mostarda Dijon, um pouco de vinagre de vinho tinto, pimenta e sal. Acerte o tempero. Distribua a geléia líquida em quarto pratos de sopa e deixe resfriar durante uma noite.
* Corte a salsa já lavada e seca, as cebolas descascadas e os pepinos em conserva em Julienne (tiras bem fininhas, do comprimento de um palito de fósforo). Misture tudo com um pouco de óleo, vinagre, sal e pimenta.
* Aqueça levemente os pratos de geléia em banho-maria para que você consiga inverter o conteúdo. Para isso, cubra o prato de sopa com um prato raso, segure os dois um contra o outro e vire sobre o prato raso.
* Guarneça a geléia com a mistura de ervas, cebolas e pepinos. Para acompanhar recomenda-se Batatas, é claro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário