Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Weißwurst - salsicha ou lingüiça branca
Weißwurst ou Weisswurst (literalmente salsicha ou lingüiça branca) é um prato muito consumido na Alemanha, sobretudo na região da Baviera.
É confeccionada a partir de carne de vitela, finamente picada, e toucinho de porco fresco. É normalmente temperada com salsa, limão, cebola, gengibre e cardamomo, apesar de existirem outras variações. A mistura é introduzida em tripas de porco frescas e limpas, sendo em seguida separada em salsichas individuais, de cerca de 10cm de comprimento e cerca de 2cm de espessura.
Como é extremamente perecível, a weißwurst é tradicionalmente preparada de manhã cedo e consumida como primeiro ou segundo lanche. Existe um ditado que diz que as salsichas não devem ouvir os sinos das igrejas a anunciar o meio-dia. As salsichas são aquecidas em água, sem levantar fervura, durante cerca de 10 minutos. Este processo torna-as acinzentadas, dada a ausência de conservantes da cor na sua preparação.
A weißwurst é levada para a mesa numa taça grande, dentro da água que foi usada na sua preparação (para que não aqueça muito), sendo consumida em seguida sem a pele. A forma tradicional de abrir a salsicha e de sorver a carne com a boca é conhecida como "zutzeln". Outra forma também popular e mais discreta de a consumir consiste em cortar a salsicha ao meio, de forma longitudinal, de forma a que parte debaixo da pele permaneça intacta e, em seguida, retirar-se a carne da pele com um garfo.
É comumente servida com mostarda doce, acompanhada por Bretzel e Weißbier (cerveja de trigo).
É de salientar que a weißwurst raramente é consumida em outras partes da Alemanha para além da Baviera, fato que ajudou a cunhar a expressão Weißwurstäquator (significando algo como o equador da weißwurst), linha imaginária que separa os consumidores de weißwurst do restante do país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BOm dia , Úrsula
ResponderExcluirgostaria de conseguir realmente a receita com as quantidade certas de cada ingrediente, você pode ajudar-me.
Marta
Olá, Marta!
ResponderExcluirVoc6e quer a receita para fazer as salsichas? Fiz uma pequena pesquisa, mas não é muito fácil achar, já que quase ninguém mais faz linquiças em casa. O que eu consegui levantar sobre a Weisswurst, é que ela é composta de carne de vitela (no mínimo 51%), toucinho, carne de cabeça de vitela refogada, claras em neve, sal e temperos (salsinha,pimenta, limão em pó, macis, cebola, gengibre e cardamomo). Existem algumas regras adicionais de que o conteúdo de água não seja superior a 25% e o de gordura, não pode ser superior a 30%.
Infelizmente não consegui apurar maior detalhamento que isso.
abraço,
Úrsula
Oie Ursula,
ResponderExcluirpreciso de um prato tipico da alemanha para usar como um apelitivo na escola,é um trabalho.
salsicha seria a melhor opção ????
Beeijos.... Thay :]
Salsicha é bem típico mesmo, tem umas mostardas doces já no mercado, mas pessoalmente eu gosto muito de um canapé de salmão (http://ursulamueller.blogspot.com/2009/06/kartoffelpuffer-mit-lachs-mini-batata.html), a receita que eu tenho é o salmão sobre uma base de batatas, mas vc pode fazer tb com torradinhas. Qualquer dúvida me escreve: sushidecasa@gmail.com.
ResponderExcluirboa sorte!
Ola
ResponderExcluirNão posso aformar que é a legitima Weißwurst, mas comparando a aparencia e o sabor com o descrito em varios locais, acredito que comprei hoje em um supermercado de Blumenau este produto.
É verdade, Tamassia! Aqui em Jaraguá também tem uma ou duas marcas no mercado que se assemelham e muito à Weisswurst alemã! Me pediram outro dia a receita da linguiça, aí já ficou mais difícil é tão mais prático comprá-la pronta... abraço!
ResponderExcluir