Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
domingo, 23 de agosto de 2009
Marreco Recheado com Repolho Roxo e Purê de Maçã
Marreco Recheado com Repolho Roxo e Purê de Maçã
Ingredientes:
1 marreco inteiro, com os miúdos
1 maço de cheiro-verde
3 cebolas
5 dentes de alho
1 copo (americano) de vinho branco
Sal e pimenta a gosto
200 g de moela de frango
50 g bacon magro
1 pão francês amanhecido
3 ovos crus
4 colheres (sopa) de trigo ou mais, até que dê liga
Modo de Fazer:
• Retire os miúdos do marreco (reserve), elimine as aparas e a gordura aparente e seque-o bem.
• Prepare uma marinada utilizando vinho branco seco, metade das cebolas e do cheiro-verde, dos dentes de alho e sal a gosto. Deixe o marreco de molho de véspera do preparo.
• Prepare o recheio moendo as moelas de frango juntamente com o bacon e com os miúdos que foram retirados do marreco, acrescente o pão amanhecido, o restante da cebola, do cheiro-verde e dos dentes de alho. Adicione sal a gosto, os ovos, farinha de trigo o suficiente para dar liga.
• Retire o marreco do tempero, preencha a cavidade com o recheio, costure com uma linha grossa, e coloque-o numa assadeira com um pouco de água no fundo e leve a assar em formo brando de 2 a 3 horas. Não vai gordura, pois ao assar o marreco vai soltando bastante gordura.
• Regue sempre sem deixar faltar água na forma. Deve ficar dourado e bem macio.
• Forma-se na fôrma um molho dourado, proveniente da água e gordura do marreco e do próprio tempero. que pode (e deve) ser servido numa molheira à parte.
Repolho Roxo
Ingredientes
½ xícara (chá) de vinho tinto seco
6 cravos da índia espetados numa cebola
1 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de açúcar
sal a gosto
6 colheres (sopa) de vinagre de vinho
1 repolho roxo pequeno cortado em fatias bem finas
Como Preparar
Coloque numa panela todos os ingredientes para refogar por uns 15 minutos. Mexa constantemente para que cozinhe por igual. Se for necessário, adicione um pouco de água.
Purê de Maçã
Ingredientes
4 maçãs
1 colher (chá) de açúcar
½ colher (sobremesa) de manteiga
cravo da índia
Como Preparar
Coloque numa panela as maçãs descascadas e picadas sem o caroço, o açúcar e a manteiga. Misture e leve ao fogo brando com água suficiente para cobri-las. Mexa com uma colher de pau à medida que as maçãs forem cozinhando e que o purê for formando consistência. Quando o fundo da panela começar a aparecer, retire do fogo.
Marcadores:
**Receitas Alemãs e Austríacas,
Aves,
Marreco,
Repolho Roxo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Úrsula!
ResponderExcluirBela receita, haverei de tentar! É que eu utilizo uma versão simplificada do tempero do marreco, temperando-o um pouco antes de assar (em minha experiência que reconheço ser modesta quando comparada à tua, é tempo suficiente para a carne pegar o gosto).
Obrigado por compartilhar tua experiência culinária conosco!!