Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Goulash Com Spätzle
Ingredientes
Para o preparo do Goulash:
½ kg de músculo
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de cebola picada
2 colheres de chá de páprica doce
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de kümmel (alcarávia)
½ colher de chá de manjerona seca
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de amido de milho
sal e pimenta-do-reino a gosto
3 xícaras de água
Para o Spätzle:
3 ovos
10 gramas de sal
1 pitada de noz-moscada
½ kg de farinha de trigo
200 ml de água
Modo de Preparo:
Corte a carne em cubos de 2 centímetros.
Em seguida, coloque na frigideira o óleo, a cebola e a páprica. A cebola tem que ficar transparente. Junte a carne, que é refogada até dourar.
Tempere a carne, acrescente sal a gosto, pimenta-do-reino, vinagre de vinho branco ou vinho tinto. Depois, misture o extrato de tomate, o kümel, a manjerona seca, o alho picado e a água.
Deixe cozinhar até a carne ficar macia (em torno de uma hora com a panela tampada). Quem preferir, pode colocar também na panela de pressão, é mais rápido. O objetivo é que a carne fique macia.
Enquanto a carne do Goulash cozinha, prepare o Spätzle, que é um macarrãozinho alemão que irá acompanhar o Goulash e que acompanha também outros pratos de origem alemã.
Modo de Preparo do Spätzle: Numa tigela grande, misture os ovos, o sal, a noz-moscada e aos poucos vá misturando a farinha, mexendo com o batedor chamado fuet. A receita recomenda meio quilo de farinha, mas veja bem a textura da massa. A água tem que ferver para você colocar a massa. Para preparar o Spätzle precisa de uma maquininha, que pode ser encontrada em algumas lojas que vendem equipamentos para cozinha. É uma tábua pequena com furos, e um suporte onde se coloca a massa. Apoie na panela, coloque a massa e faça o movimento para as gotinhas irem pingando na água fervente e cozinhando.
Coloque a massa nesse suporte da máquina e comece os movimentos vai-e-vem para a massa ir caindo. Com o auxílio de uma escumadeira, mexa as massinhas na água. Obs.: Se você não encontrar a maquininha, pode fazer numa tábua com a ajuda de uma faca. É como os antigos faziam o Spätzle. Ou até mesmo com um espremedor de batata.
O Spätzle cozinha rápido. É como nhoque, quando subir na superfície da água, está pronto. Nesse meio tempo, o Goulash reduziu e ficou um ensopado mais grosso. Aí é só arrumar o prato. Coloque um punhado de Spätzle – ou use um aro removível para dar uma forma - e por cima despeje o Goulash. Dica: para ficar completo, a chef ainda rega com um pouco de creme de leite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário