quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pretzel de Amêndoas com Pudim de Baunilha


Mandelbrezeln mit Vanillepudding

Ingredientes

Massa:
300 g farinha de trigo
1 cubo de fermento fresco
Sal
80 g açúcar
100 g manteiga ou margarina em ponto de pomada
2 gemas
125 ml leite
farinha para trabalhar a massa

Pudim:
450 ml leite
1 pacote de pó para pudim de baunilha
50 g manteiga ou magarina
40 g açúcar
Sal

Além disso:
250 g massa folhada (3 pedaços de 20 x 10 cm) (*)
1 gema
3 colheres de sopa de leite
120 g amêndoas laminadas
20 g açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

1. Para a massa, colocar a farinha de trigo numa bacia e fazer uma depressão (buraco) no centro. Esfarele o fermento nesta depressão. Distribua ao redor uma pitada de sal, açúcar, a manteiga e as gemas. Derrame o leite levemente morno sobre o fermento. Dissolva o fermento no leite e comece a bater a massa a partir do centro, com a batedeira ou com a mão, até formar uma massa lisa. Molde uma bola de massa, pulverize levemente com farinha de trigo, cobra com um pano de cozinha e deixe descansar por 30-40 minutos.

2. Para o pudim, dissolva o pacote de pudim em 125 ml de leite. Leve o restante do leite com a manteiga ou margarina e o açúcar ao fogo e deixe levantar fervura. Acrescente o pó de pudim e deixe cozinhar por 1 a 2 minutos, mexendo sempre. Coloque numa tigela e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Descongele a massa folhada.

3. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, amasse levemente formando um triângulo de aproximadamente 46 x 24 cm (*). Coloque a massa folhada sobre a massa já aberta, lado a lado, os três pedaços de massa folhada. Estique um dos lados do retângulo de massa até que consiga dobrar a massa sobre os pedaços de massa folhada (assista o vídeo e você entenderá o processo). Acerte as beiradas do retângulo, passe uma última vez com o rolo sobre o “sanduíche” de massas, cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais 10 minutos.

4. Sobre a superfície enfarinhada, desenrole a massa de forma a obter um retângulo de 40 x 28 cm(*). Com um cortador de massa, corte tiras de 2 cm de espessura (você obterá aproximadamente 12-14 tiras). (*)


Enrole todas as tiras formando uma espiral e forme o desenho da Bretzel (aquela rosquinha da casa da bruxa de João e Maria). Aperte bem as pontas das Bretzel.

5. Misture a gema com um pouco de leite e pincele sobre as Bretzel. Sobre este mesmo lado, jogue as amêndoas laminadas, pressionando um pouco, e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga. Misture mais uma vez e vigorosamente o pudim com um fuet e coloque num saco de confeiteiro com bico largo. Preencha as aberturas das Bretzel com uma bolinha de pudim e deixe novamente descansar por 10 minutos.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, coloque na grade central e deixe assando por aproximadamente 20-25 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva preferencialmente morno.

(*) AMO esta precisão alemã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário