domingo, 30 de agosto de 2009

Salzgurken – Pepinos na Folha de Uva


Ingredientes:

→ 3 kg de pepinos pequenos, bem firmes

→ 6 folhas de uva

→ 2 talos longos de Endro (Dill), com as flores


→ Folhas de cerejeira (*)
→ Estragão fresco

→ Anéis de cebola
→ 2 mãos cheias de sal
Um recipiente de faiança ou porcelana com capacidade para 5 litros.
Modo de Preparo:
Lave bem os pepinos e deixe secar. Esfregue cada um deles com sal e deixe descansando por uma noite.
(Não lave o sal)

Forre o fundo do recipiente com as folhas de uva e de cereja. Vá intercalando camadas de pepino, endro, estragão e cebola, compactando bem.

Cubra tudo com uma solução salina (50g Sal para 1 litro de água). Os pepinos devem estar bem cobertos por essa solução.

Dica: quem não quiser que os pepinos fiquem muito salgados, pode diluir os 50g de sal em 1,5 litro de água.

Cubra tudo com uma tampa de madeira e pressione com uma pedra.

Deixe o recipiente descansando na cozinha pelo período de 6 a 10 dias, coberto por um pano de pratos. Somente então os pepinos são colocados em ambiente mais refrigerado.

Os pepinos assumem uma coloração verde vítrea, meio inexpressivo e tem odor azedo. O liquido fica ligeiramente leitoso e na superfície forma-se uma fina camada aparentando mofo, esta pode ser descartada.

Tudo isso não aparenta ser muito apetitoso, mas tem que ser assim!

Vale à pena experimentar. O sabor é ótimo!
(*) se disponível (a maioria das receitas não leva este ingrediente. Esta é uma receita especial da Spreewald, uma famosa marca alemã)

17 comentários:

  1. Boa tarde Ursula,

    Gosto muito dessas receitas, na minha família havia uma receita padrão para Salzgurken e uma para Sauerkraut, as duas ótimas. Mas como não moro mais na casa dos meus pais experimentei várias outras receita todas muitos boas.
    Aqui na região não consigo encontrar folhas de uva, a alternativa é usar folhas de amora, você já usou estas folhas como alternativa? Gostaria de saber se vale a pena correr atrás da folhas de uva, e como você consegue-as.

    ResponderExcluir
  2. Olá, TioJody!

    Eu nunca tive dificuldades de encontrar folhas de uva, na casa de minha mãe mesmo tem uma parreira no quintal, mas você viu que a receita que eu postei é da Sprewald e que prevê folhas de cereja? Acho que não haveria problema nenhum em usar as folhas de amora, aliás, vou até experimentar, já que minha mãe também tem no quintal!

    Onde você mora não tem um mercado municipal bem sortido? Talvez os feirantes tenham mais facilidade em conseguir as folhas de uva!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Úrsula,

    Seu blog é maravilhoso, tem tanta coisa aqui que fico até abobado... Parabéns pelo trabalho, com certeza vai me proporcionar muitas aventuras gastronômicas :D


    A curiosidade de experimentar fazer com as folhas de uva para verificar só me ocorreu agora, sempre me fora dito que não tem diferença, mas já que curiosidade não mata, vou eu matar a curiosidade. Prometo que vou postar meu parecer aqui.

    ResponderExcluir
  4. Ahh, TioJody, muito obrigada!

    Tão bom (e tão raro) receber um feedback positivo hoje em dia, não é? Recebê-lo aumenta ainda mais a motivação! Acho que meu trabalho aqui neste blog espelha o prazer que tenho ao fazer as pesquisar para publicar: eu amo o que faço!

    Boa sorte com as folhas! Aguardo seu parecer e prometo postar o meu também quando fizer minha produção, provavelmente só em janeiro! (Planejamento a longo prazo...)

    ResponderExcluir
  5. Como curiosidade: estou terminando o curso no Senac e esta semana fiz charutinhos com folhas de uva (cozinha árabe). As folhas de uva já são vendidas em conserva em casas especializadas em cozinha árabe, mas confirmei com meus mestres que as folhas de amoras também podem substituir às de uva na produção destes pepinos em conserva alemães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara "Úrsula" ao abrir o seu site voltei quase 40 anos; sim com a sua receita de pepino na folha de parreira(uva) quando "pia" na casa de Minha Tia Avó Mina Wormscheker; na cozinha havia um baú celado internamente co parafina e dentro totalmente lotado deste pepino, nos (6 irmãos)nos deliciávamos como se fosse "Sorvete". Culpa sua! terie que alem da cerveja e pepino azedo e Agridoce (verduras) hoje mesmo estou a faze-lo na parreira... Fritz é meu apelido (dado pelo meu Avô +"DRÉ W.") Na net uso "freetz" para difereniar. vou para cozinha

      Excluir
  6. Olá Ursula,

    Sempre fiz na folha de amora, mas a pergunta que não quer calar é se fica igual, e é por isso que vou atrás das folhas de uva para fazer o tira-teima. Se houver diferença no sabor entre o preparo com folhas de amora e folhas de uva, quem sabe num novo preparo eu uso das duas folhas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ursula, amei todas tuas receitas, esse salzgurken lembra minha infância em Corupá (24 km de Jaraguá). Vou tentar faze-lo, ainda bem que na vizinhança tem parreiras de uva. Agora moro em Floripa. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gente eu fiz a receita do pepino e ficou amargo. por que será???

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito amargo Tio Tonho? Porque o sabor normal destes pepinos é ácido-salgado, minha mãe sempre dava uma lavadinha antes de servir, mas o sabor deles é bem diferente do pepino feito na conserva normal.

    ResponderExcluir
  10. Como fazer conservas de folhas de uva ?

    jjkim@ig.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Dª Ursula. Boa noite.

    Gostaria de fazer esta receita maravilhoza de conserva de pepinos, porém estou com dificulodades para encontrar um recipiente grande em porcelana. Não poderia ser em inox?
    Se for problemático o de inox, por favor me passe um site ou telefone de alguma loja, para eu estar adquirindo o recepiente.

    Desde já, agradeço.
    Abraços.
    Roberto Hauth

    ResponderExcluir
  12. Olá, Roberto!

    desculpe a demora em responder!
    Creio que não deve haver problema nenhum em usar inox, a porcelana mesmo já é uma evolução, minha mãe usava potes de barro mesmo. Eu preferiria usar vidro antes de inox.

    Você mora em São Paulo? Na região do Pari tem bastante lojas de equipamentos de cozinha, quem sabe você encontra por lá?

    abraços,
    Úrsula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ürsula;
      Como relatei anteriormente, reafirmo que minha saudosa tia AvÓ MINA tinha um BAÚ de madeira com tampa (+- 1m de comp. x 30cm Prof. e 40cm Altura ao abri-lo """"HUMMMM, qui delicia .... espero ter ajudado e ter dado mais uma idéia para as Famílias grandes.....de apetite.Fui.

      Excluir
  13. Oi Ursula!!
    Meu nome é Darci e moro em Curitiba!Fiz essa receita mas os pepinos ficaram bem amolecidos, quase desmanchando!O que vacê acha que pode ter acontecido, pois o gosto ficou bom , porem a consistencia não ficou!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Darci! Procure pepinos não muito grandes (também não os miudos), nem muito maduros, não deve dar errado! Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Boa sorte, Freetz! Legal essas viagens no tempo, né? Abraço! Úrsula

    ResponderExcluir