quinta-feira, 25 de junho de 2009

História da Comida: Descobrimento do Brasil


Segundo os relatos, o encontro inicial entre os índios e os viajantes portugueses aconteceu de maneira pacífica. Só não houve acordo quanto à comida.

Os dois índios que subiram a bordo de uma das caravelas experimentaram as comidas e bebidas oferecidas: pão, peixe cozido, bolo, mel, figos secos e vinho.

Não gostaram de nada. Cuspiam fora tudo que colocavam na boca. Não era para menos! Eles não estavam acostumados a nada daquilo.

A alimentação básica dos índios vinha das plantações de milho, inhame, feijão, abóbora e mandioca, além das frutas nativas, como o abacaxi. Até a água oferecida pelos "anfitriões" portugueses não se comparava àquela que os índios bebiam: tinha ficado armazenada em tonéis durante mais de 40 dias e não era nada fresca...

Imaginem se os índios tivessem provado da ração servida nas naus cabralinas! Sairiam correndo! A base da dieta a bordo era um biscoito duro e salgado, bolorento e fedorento, além de carne salgada, cebola, vinagre e azeite.

Essa dieta muito pobre em vitaminas, causava uma doença terrível nos marujos, chamada escorbuto. Provocada pela carência de vitamina C, o escorbuto fez muitas vítimas fatais durante as viagens marítimas. Para alívio dos navegantes, no século 18 o capitão inglês James Cook descobriu que o consumo de limões e laranjas, ricos em vitamina C, combatia a doença.

4 comentários:

  1. Querida Úrsula,
    Meus parabéns pelo teu blog, está muito interessante, com bastantes receitas. Que tenhas muito sucesso nesta nova empreitada.
    Eres uma gracinha, tua foto está linda.
    Tua recente amiga
    Carmen Quezada

    ResponderExcluir
  2. você é uma querida, Carmen!
    beijo e obrigada pelo estímulo!
    Úrsula

    ResponderExcluir
  3. Úrsula, adorei sua máquina de teletransporte culinário!

    Ricardo Limão

    ResponderExcluir
  4. Oficialmente, foi o médico escocês, James Lind, quem descobriu a cura do escorbuto, em 1746.

    Em 1498, durante a exploração da costa africana, Vasco da Gama observou que os seus homens recuperaram milagrosamente após terem comido laranjas oferecidas pelos comerciantes árabes. O que implica que os árabes já conheciam a cura para o Escorbuto.

    ResponderExcluir