quarta-feira, 24 de junho de 2009

Consumidor resiste a cardápio light, diz pesquisa


Apesar da introdução de opções mais leves no cardápio do McDonald´s, o Big Mac continua sendo o item mais vendido
Atendendo a pedidos dos clientes e nutricionistas, muitas redes de fast food mudaram seus cardápios e passaram a oferecer pratos lights, com menos gordura e calorias. Porém, segundo pesquisa realizada pela consultoria americana Mintel Menu Insights, os consumidores dizem querer opções saudáveis de alimentação, mas geralmente optam por lanches calóricos e gordos quando não comem em casa.

Segundo o levantamento, ao comer fora, apenas um em cada cinco consumidores se preocupa se o alimento faz bem ao organismo. Cerca de 77% diz que o sabor é fundamental e 44% afirmam ser imprescindível que a refeição seja farta o suficiente para acabar com a fome. Embora 75% dos entrevistados gostariam de ter a chance de optar por pratos que fazem bem à saúde, só 51% escolhem, de fato, esse tipo de refeição.

Nos últimos anos, o McDonalds passou a oferecer saladas e sanduíches de frango grelhado. A estratégia ganhou a simpatia feminina. Entretanto, o Big Mac ainda é o item mais vendido do cardápio. Há também a crença que a comida light é mais cara. Ao todo, 54% dos entrevistados pela Mintel evitam pratos saudáveis por acreditar que pagariam mais por eles.

Maria Caranfa, diretora da Mintel, afirma que é preciso criar pratos capazes de atrair o paladar dos clientes. 'Refeições feitas fora ainda estão muito ligadas à diversão e ao prazer de comer bem. Em geral, a comida light ainda não consegue conquistar os consumidores porque dificilmente as opções fogem da saladinha com frango grelhado'.

Fonte: PEGN

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