quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pescada Amarela em Crosta de Castanha de Cajú



com caruru, purê de banana-da-terra e blend de arroz selvagem (4 porções)

Ingredientes da pescada:
- 800 gramas de filé de pescada amarela
- sal
- pimenta-do-reino
- 150 gramas de castanha de cajú torrada
- 1 colher de sopa cheia de manteiga com sal
- 1 colher de sobremesa de farinha de pão

Ingredientes do purê de banana:
- 3 bananas da terra maduras

Ingredientes do caruru:
- 250 gramas de quiabo
- 1 cebola pequena
- 150 gramas camarão seco
- 50 gramas de castanha de caju
- 50 gramas de amendoim
- 2 colheres de sopa de dendê
- 200 ml de leite de coco fresco
- 1 xícara de caldo de peixe
- raspa de gengibre (opcional)

Ingredientes do arroz:
- 1 xícara de arroz selvagem
- 1 cebola pequena
- 1 xícara de arroz branco
- 1 colher de sopa de óleo de milho
- 1 dente de alho micro picado

Modo de preparo do caruru:
Corte o quiabo em cubinhos bem pequenos. Preste atenção para que estejam bem secos. Reserve. Bata com a ajuda de um liquidificador o camarão seco junto com o amendoim e a castanha de caju. Reserve. Refogue a cebola ralada no dendê, junte o quiabo e vá mexendo por uns cinco minutos para liberar a baba (se não quiser a baba, adicione um pouquinho de vinagre). Acrescente o camarão seco batido com o amendoim e castanha de caju (chamado na Bahia de 'sangue de negro'), refogue um pouco mais. Vá acrescentando o caldo de peixe à medida que for secando. Acrescente o gengibre ralado e o leite de coco e ferva até adquirir a consistência desejada. Reserve.

Modo de preparo do blend de arroz selvagem:
Lave bem o arroz branco e deixe secar. Refogue o alho no óleo de milho, acrescente o arroz, refogue um pouco e ponha água o suficiente para cobrir o arroz branco, salgue. Deixe ferver e abaixe o fogo. Mantenha a panela tampada até que o arroz fique pronto. Em outra panela, cozinhe o arroz selvagem com uma cebola pequena em quatro xícaras de água. Quando estiver pronto, desligue e misture ao arroz branco.

Modo de preparo do purê de banana-da-terra:
Cozinhe as bananas com casca em água abundante por 50 minutos. Amasse as bananas ainda quentes e acrescente, se necessário, um pouco da água do cozimento. Forme um purê e reserve.

Modo de preparo do peixe em crosta de castanha de caju:
Prepare a crosta, misturando a manteiga à castanha de caju quebrada e à farinha de pão. Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino, grelhe-os em uma frigideira antiaderente até que estejam ao ponto, de 03 a 06 minutos de cada lado (dependendo da altura do peixe). Retire-os do fogo, disponha a crosta e leve-os a gratinar em uma salamandra, até que dourem. Retire-os e inicie a montagem.

Montagem:
Disponha no centro de um prato uma colher de sopa de purê de banana-da-terra. Sobre ele ponha o peixe. À volta, disponha o caruru e o blend de arroz selvagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário