sexta-feira, 19 de junho de 2009

Conserva de Alho


- 1/2 k de alho espanhol descascado
- 1/2 litro de vinagre de maçã
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 1 copo de água
- 4 folhas de louro
- 2 cravos
- 3 colheres de sopa de orégano
- 20 grãos de pimenta jamaicana
- 20 grãos de pimenta branca
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal

PREPARO:Colocar todos os ingredientes, menos o alho, em uma panela e levar para ferver. Após a fervura, colocar o alho e desligar após 2 minutos. São 2 minutos mesmo!
Escaldar o vidro bem lavado com tampa. Colocar o alho com o caldo. Deixar de cabeça para baixo até esfriar.
* Para fazer a conserva de cebola ( aquelas bem pequenas) , acrescentar ao caldo 1 colher de sopa de molho inglês e proceder da mesma maneira.

4 comentários:

  1. Olá Úrsula
    Também gosto muito de aromas e sabores, e outro dia em um Bar, em Marília SP, nos ofereceram para experimentar o Alho Espanhol, adoramos,mas segundo o garçom eles haviam testado muitas receitas e não conseguiam fazer igaul o industrializado. Porém como eu não desisto tão fácil, resolvi procurar na Internet, e encontrei a sua receita, fiz, ficou ótimo. Servi de petisco num jantar com amigos, adoraram.
    Obrigada pela receita, agora vou "fuçar" em outras
    Abraços
    Silvia Biatto
    Garça SP

    ResponderExcluir
  2. Receita simplesmente perfeita! Fica identica ou até melhor que os famosos alhos espanhois comprados no Mercadão de São Paulo, quem criou essa receita realmente manja de fazer conservas, otima combinação de temperos, fica uma salmora de sabor bem suave por causa do açucar. O unico segredo para ficar igual aos alhos comercias é utilizar alhos bem grandes, de preferencia os importados que são maiores e não vem machucados ou estragados. Vou testar a receita agora com as cebolinhas e depois talvez cenouras em palitos e vagens. Realmente receita nota 10!

    ResponderExcluir
  3. Vc e está receita estão de parabéns, ficou muito bom e o alho ainda nem curtiu no tempero.
    Abraços.
    Rubens
    Santos-SP

    ResponderExcluir