quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mürbeteig / Massa para Fundo de Torta

• Ingredientes:

• 250 g farinha de trigo
• 150 g manteiga gelada em pedaços
• 1 ovo
• 70 g açúcar
• 1 pitada de sal
• 1 colher de sopa de Rum

Modo de Preparo:

Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho e faça uma depressão no centro. Coloque os demais ingredientes dentro desta depressão. Muito importante observar que a manteiga TEM que estar gelada.



Misture todos os ingredientes com a mão e amasse rapidamente até formar uma massa lisa. Igualmente muito importante é observar que o “Mürbeteig” NÃO DEVE SER AMASSADO POR MUITO TEMPO. Se demorarmos muito, a nossa temperatura corporal aquecerá a manteiga deixando a massa quebradiça, o que não queremos. Se isto acontecer não será mais possível desenrolar ou dar a forma desejada à massa.

Forme uma bola de massa, cobra com plástico filme e coloque na geladeira por aproximadamente uma hora, até desenrolá-la e forrar uma forma de quiche, ou forma de bolo com fundo removível.



O Mürbeteig é a base para muitos biscoitos e tortas.




Dica: é muito importante mesmo observar que a manteiga esteja realmente gelada e que a massa seja trabalhada o mais rapidamente possível.

Fonte: Hüttenhilfe

2 comentários:

  1. Ola, voce tem a receita de torta cremosa de palmito da Strassber tortas alemãs? se puder me passe por email acam@londrina.net, obrigada Mônica Andrade

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mônica!

    Imagino que a torta cremosa de palmito da Strassberg Tortas Alemãs deva ser uma receita tipo "da casa", até porque não existe palmito na Alemanha (quando morei lá e sentia saudades de palmito, pagava uma nota por uma latinha de palmitos da Ásia).

    Dei uma olhada na net, e achei algumas receitas de torta cremosa, tipo esta do site da Ana Maria Braga (http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Acompanhamentos/0,,REC22375-7774-10+TORTA+CREMOSA+DE+PALMITO+DE+LIQUIDIFICADOR,00.html).

    Será que te ajuda?

    abraço,

    Úrsula

    ResponderExcluir