terça-feira, 8 de setembro de 2009

Forelle Müllerin Art / Truta a la Meunière

Em Português seria algo como:

“Truta à Moda da Senhora do Engenho”

Ingredientes:

400 g batatas
3 trutas
3 colheres de sopa de suco de limão
Flor de Sal = Fleur de Sel (*) ou sal marinho comum
30 g farinha de trigo
30 g manteiga
50 g amêndoas laminadas
60 g manteiga
1 limão
2 colheres de sopa de salsinha


Modo de Preparo:

Prepare as batatas para o acompanhamento da truta: descasque, lave e corte as batatas em metades ou em 4 partes. Leve a cozinhar com um pouco de sal até que fiquem al dente.

Lave as trutas por dentro e por fora e seque bem com papel absorvente. Aplique suco de limão fresco sobre toda a superfície dos peixes e salgue com flor de sal (pode substituir por sal comum, se desejar).

Coloque a farinha de trigo num prato fundo e deite os peixes dentro do prato de modo que fiquem cobertos por uma fina e homogênea camada de farinha. Sacuda o excedente de farinha.

Aqueça 30 g de manteiga numa frigideira grande e frite os peixes por aproximadamente 5 minutos de cada lado, até que fiquem levemente dourados, tomando cuidado ao virar de lado para não danificar o peixe.

O tempo total de fritura dependerá do tamanho do peixe, mas ele estará no ponto quando as nadadeiras soltarem da carne com facilidade.

Retire os peixes da frigideira e passe para uma travessa pré-aquecida.

Acrescente 60 g de manteiga à frigideira usada na fritura e salteie as lâminas de amêndoas até que fiquem levemente douradas.

Corte o limão pela metade e retire o suco de uma das metades, acrescentando à manteiga com as amêndoas. A outra metade do limão corte em fatias.

Disponha os peixes fritos em uma travessa e cubra com a manteiga de amêndoas, decorando com as fatias de limão restantes.

Sirva acompanhado das batatas cozidas salpicadas com a salsinha picada.



(*) A flor de sal ou coalho é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.

A flor do sal é um ingrediente comum na moderna alta gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes. Moído na hora, a flor de sal produz um excelente resultado acentuando o sabor das carnes e dos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário