quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Zwetschgen-Kolatschen / Trouxinhas de Ameixa da Boêmia



IngredientesPara a massa:

550 g farinha de trigo
250 ml leite
100 g açúcar
25 g fermento fresco
2 gemas
1 ovo
1 colher de chá de casca de limão ralada
1 pitada de Sal
2 colheres de sopa de Rum
80 g manteiga

Para o recheio

150 g ricota
1 gema
10 g açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de melhorador de farinha
1 colher de chá de casca de limão
12 colheres de sopa de geléia de ameixa

Além disso:

50 g farinha para trabalhar a massa
Açúcar de confeiteiro para polvilhar as trouxinhas prontas

Modo de Preparo:

1. Para a massa: aqueça um pouco o leite e dissolva nele o fermento. Coloque na bacia da batedeira o trigo, o leite com o fermento, as gemas, o ovo, a casca de limão, uma pitada de sal, o rum e a manteiga. Bata tudo com o gancho para pão, até obter uma massa homogênea. Deixe crescer por uma hora em local aquecido.


2. Misture a ricota com a gema, o açúcar de confeiteiro, o melhorador de farinha e a casca de limão. Tampa e deixe refrigerado até usar na seqüência.
3. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, amasse novamente e forme um rolo de aproximadamente 40 cm de comprimento e corte-o em 12 a 14 pedaços. Forme bolinhas de aproximadamente 10 cm de diâmetro e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga. Aperte o centro de cada bola de massa para formar uma borda grossa e fure o centro com um garfo. Coloque sobre cada trouxinha uma colher de sopa de doce de ameixa e uma colher de chá de massa de ricota. Deixe repousar por mais 10 minutos.

4. Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por 15-20 minutos. Deixe esfriar um pouco e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir ainda morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário