quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Receita Básica de Scones com Uvas Passas - com vídeo


Ingredientes para aproximadamente 20 Scones

75 g uvas passas
300 ml leite
500 g farinha de trigo
25 g fermento químico
1 pitada sal
100 g açúcar
100 g manteiga
farinha de trigo para desenrolar a massa


1. Passo – Agregando a manteiga à Farinha



Deixe as passas de molho no leite. Coloque a farinha, o fermento, sal e o açúcar numa tigela e misture. Acrescente a manteiga (ponto de pomada) em flocos e esfregue com as mãos para agregá-la à mistura de farinha e açúcar, formando como que minúsculos flocos de manteiga.


2. Passo – Desenrolando a Massa



Acrescente as passas e o leite e amasse rapidamente com as mãos. Coloque a massa por ½ hora na geladeira. Trabalhe a massa em uma superfície enfarinhada, amassando bem e, com o auxílio de um rolo de massa, deixe a massa com uma espessura de 3–4 cm. Vá mantendo a massa em movimento para que ela não cole na mesa.


3. Passo – recortando os Scones



Com um cortador Redondo, vá cortando círculos de massa. Vá mergulhando o cortador na farinha de trigo para que a massa não fique grudada nas beiradas.


4. Pincelando, refriando e assando os Scones



Coloque os scones recortados sobre uma forma forrada com papel manteiga. Misture uma gema com água e vá pincelando cada um dos pãezinhos. Coloque os scones por duas horas na geladeira para que eles mantenham a forma ao assar. Asse em forno pré-aquecido à 180 °C.

Dicas Especiais: você pode deixar os scones durante a noite na geladeira e assá-los pela manhã, o sabor é melhor quando recém assado.

De origem inglesa, esse pãozinho vai bem tanto com chá quanto com café e já foi incorporado pelos alemães, que o degustam com nata batida ou ainda com manteiga e marmelada.

Agora assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário