quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Laugenbrötchen - Party Rolls – Pãezinhos Banhados


Ingredientes:

500 g farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
250 ml água morna
1 tablete de fermento biológico fresco
40 g Margarina ou manteiga
Sal grosso ou queijo ralado para a cobertura
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio



Modo de Preparar:

Dissolva o fermento na água. Misture a farinha, o sal, o açúcar, água e margarina derretida (pode ser no forno de microondas).

Amasse bem até formar uma massa lisa e deixe descansar tampada por 30 minutos. O macete dado é colocar a massa numa bacia tipo Tupperware com tampa e deixar descansando até que a tampa do recipiente abra sozinha.

Pré-aqueça o forno a 200°C (fogo alto)




Forme pãezinhos, Pretzels ou bastões de massa e coloque sobre uma forma untada.
Pincele os pães com o bicarbonato de sódio dissolvido em água morna. (Cuidado, use pincéis de cerdas naturais, para que as cerdas não dissolvam sobre os pães)
Faça cortes sobre os pãezinhos (sugerido forma de cruz para os pãezinhos redondos) e jogue sal grosso, ou queijo ralado, ou bacon, ou cereais sobre os seus pães.
Leve ao forno por aproximadamente 15 – 20 minutos, dependendo do quão dourados deseja que fiquem.

Variante com Queijo (Käselaugenstangen):

É preferível formar bastonetes para cobrir com queijo ralado, cortar a superfície um pouco mais profundamente e rechear o corte com o queijo ralado. O melhor resultado se obtém com queijos tipo Gouda ou Emental ou mesmo o Appenzeller.

2 comentários:

  1. Olá Úrsula,
    adorei o seu blog recheado de receitas alemãs.
    E esse pãozinho parece muito apetitoso. Não tem nada melhor do que o cheirinho de pão recém-saído do forno, não é mesmo?
    Gosto muito de procurar receitas na internet. No site da Casa Consul [http://www.consul.com.br/casaconsul/] há umas receitas da região Sul como o filé de anchova na brasa. Essa receita faz parte de um concurso que a Consul está promovendo por meio de um caminhão que está passando pelo Brasil inteiro. Ele está equipado com uma cozinha enorme e oferece cursos de culinária e artesanato.
    Parabéns pelas suas receitas!
    Beijos,
    Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Leticia e volte sempre!

    Você tem razão, é difícil encontrar algo melhor que o cheirinho de pão recém saído do forno, principalmente porque ele alavanca uma porção de outras memórias deliciosas, não é?

    abraço,

    Úrsula

    ResponderExcluir