sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conheça as "Maultaschen"


Segundo a Wikipedia, maultaschen é uma versão alemã do ravióli italiano, só que em formato maior. Tradicionalmente é recheado com carne. Conta-se que a receita foi criada no monastério de Maulbronn e que originalmente levava um nome ainda mais complicado de escrever e para muitos, impronunciável: "Herrgottsbscheißerle". A tradução seria "os pequeninos que enganam o Senhor". Isso porque o prato era uma maneira de driblar as regras da quaresma: os monges continuavam a comer carne no período, mas escondidinha no meio da massa.

A schwäbische Maultasche é uma especialidade suábia, com tradição multissecular, muito apreciada pelos consumidores. Nenhum outro prato da região goza de tanta popularidade e é tão conhecido fora das fronteiras da Suábia (Estado federado de Baden-Württemberg e conselho distrital suábio do Estado Livre da Baviera). A schwäbische Maultasche é frequentemente evocada no mesmo plano que personalidades e invenções importantes da região. Embora continue a ser um prato tradicional da Quaresma, consumido na Quinta-Feira Santa, a Maultasche é hoje em dia muito apreciada ao longo de todo o ano. Não só está presente na literatura suábia como faz parte das festas e costumes da região.

Todos os anos, no Outono, se festeja em Freiberg am Neckar a tradicional Maultaschenfest, chegando-se até a organizar, no município de Baiersbronn, a eleição da rainha das Maultaschen. Este produto regional é também importante do ponto de vista turístico. Assim, o "passeio da Maultasche", em torno da cidade histórica de Bad Urach, oferece uma vista panorâmica sobre o Jura suábio, com as suas paisagens e especialidades culinárias.

Composição "Schwäbische Maultaschen" (pasteizinhos básicos) /"Schwäbische Suppenmaultaschen" (Maultaschen para sopa) é a base de sêmola de trigo duro e/ou farinha, ovo inteiro, água e sal para a massa.

Carne de suíno, carne de bovino, eventualmente toucinho de peito fumado, espinafres, salsa, cebola, ovo, condimentos, pão e alho francês para o recheio. Os ingredientes e as proporções variam consoante a receita e as peculiaridades regionais, mas respeitam os critérios de qualidade descritos em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário