sábado, 31 de outubro de 2009

Sardinhas em Salmoura da Ivone


Já há algum tempo em venho pensando em resgatar e registrar aquelas velhas receitas de família, que deram sabor especial a muitas festas de natal, aniversário, confirmações, casamento, batizados ou mesmo encontros da nossa família sem nenhum propósito festivo.

Muitas destas produções culinárias eu nem mesmo sei preparar ainda, mas tenho certeza de que com alguma pesquisa e dedicação, eu vou conseguir realizar meu propósito e pelo menos tentar tornar possível para mim e aos eventuais interessados das novas gerações, a reprodução daquilo que pra mim tem sabor de infância, de tradição e de aconchego familiar.

Aproveitando uma breve estada em Jaraguá vou procurar "entrevistar" solenemente meus parentes para saber os "segredos" da cuca de farofa, do recheio do marreco, dos "Salzgurken", da "Sülze", do "Kochkäse", "Sahnhering", das conservas de legumes, dos canapés de sardinha e linguiça etc..

Sempre lembrando que o que puder faltar em precisão acadêmica nestas receitas (pois muita coisa é feita "no olho", quase na intuição, interpreto eu) vai transbordar em emoções positivas e lembranças gostosas do estar junto em família e das deliciosas e hilárias histórias que sempre são contadas nessas ocasiões.

Comecei ontem, já na minha chegada, obtendo da minha prima Ivone o pulo do gato para fazer as sardinhas em salmoura (que só de lembrar me enchem de água a boca).

Ivone é cozinheira de mão cheia e herdeira dos talentos e receitas culinária da querida Tante Ilze. Aí vão as dicas:

SARDINHAS EM SALMOURA:

- compre sardinhas de procedência segura para garantir que estejam frescas;

- não lave as sardinhas. Seque-as com um pano ou papel absorvente;

- tirar as cabeças fica a seu critério, mas as sardinhas não são evisceradas (você não retira as visceras);

- num recipiente que não seja de plástico (pode ser de vidro ou cerâmica), você alterna uma generosa quantidade de sal grosso, da espessura de um dedo aproximadamente, com uma camada das sardinhas já secas;

- repita o processo até acomodar todas as sardinhas; a última camada será naturalmente uma generosa porção de sal grosso.

- Deixe repousar tampado por no mínimo dois meses; Vá retirando da salmoura somente a quantidade que vai consumir, mas o tempo total da salmoura não pode exceder 7 - 8 meses;

- Quando for consumir as sardinhas, lave-as bem, eviscere e utilize da forma que preferir: em forma de patê, canapé, "Sahnehering", com tomate etc.

Guten Apetit!

2 comentários:

  1. Bom dia , queria saber comose fazia peixe cru e minha mãe disse que só acharia pronto decidi procurar.Obrigada.
    Stefania Wachholz Itapema - SC

    ResponderExcluir
  2. procurei muito recitas sobre sardinha cruas em salmoura ,é exclusividade de uma empresa em SC vou fazer do seu jeito .Obrigada,
    Stefania

    ResponderExcluir