terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pfefferkuchen - Biscoito de Gengibre



Um quilo de farinha de trigo
Um litro de melado
Uma xícara de açúcar
Uma xícara de mel
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de banha sem sal
E uma colher de sopa rasa de cada um dos ingredientes a seguir:
Bicarbonato de sódio
Noz moscada
Canela em pó
Cravo em pó
Pimenta-do-reino
Gengibre ralado.

Misture tudo numa bacia, deixando a farinha para o final. Ela é adicionada aos poucos até a massa ficar consistente. Está no ponto quando a massa solta da bacia e não cola mais na mão.

Estique a massa com o rolo, bem fininho que é para ficar bem crocante.

Corte a massa em formatos variados. E, depois de pincelados com gema de ovo, os biscoitinhos vão pro forno, já pré-aquecido por 10-15min.


O biscoito de gengibre é consumido na época do Natal, na Alemanha.

9 comentários:

  1. Ursula...o ano passado eu fiz (uma outra receita) mas notei que após um dia já estavam moles (tempo necessário para que as decorações secassem!).
    Tem algum truquezinho para que isso não aconteça ou esta receita não acontece mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tânia!
    No ano passado eu acelerei a secagem das decorações no forno e logo guardei em recipientes bem vedados. Ficaram bem crocantes!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ursula,

    Comi estes biscoitinhos na Alemanha e fiquei muito feliz de encontrar sua receita. Como sou casada com um descendente de alemães, estou tentando faze-los pro Natal.
    Tentei fazer meia receita, mas a massa fica muito umida. Tive que colocar muita farinha e os biscoitos nao ficaram gostosos.
    Vc acha que nao e possivel reduzir a receita ou neste caso devo adaptar algum ingrediente.
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ursula, será que eu achei o biscoitinho da minha infância?
    Vou tentar. Alguma sugestão para substituir a banha?

    Obrigada
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ly! Desculpe a demora em responder. É que mudei de casa e de cidade na antevéspera de Natal e estou até agora meio sentada encima das minhas caixas de mudança...

    Acho que chego tarde pra sua intenção, mas o que eu aprendi é que sempre que se faz uma receita, deve-se manter fixa a quantidade de farinha e adicionar a parte líquida aos poucos. Se aumentar a quantidade de farinha fica difícil acertar o ponto novamente.

    Um forte abraço e um excelente 2010! Em breve pretendo me dedicar com o carinho que o blog merece!

    Úrsula

    ResponderExcluir
  6. Oi, Michele!

    também te deixei na mão esperando uma resposta, né? Desculpe mesmo!

    Bem, espero que você já tenha descoberto que no caso destes biscoitos, quanto menos politicamente correta a gordura, mais saboroso o biscoito... quer dizer, para substituir a gordura de porco, muito comum na cozinha dos nossos ancestrais, você pode usar a manteiga, ou mesmo margarina, fica a seu critério..

    um abraço e um excelente 2010!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ursula! aqui vão uns truques para abrir a massa fininha e cortar biscoitos impecáveis no calor carioca. Corte 2 sacos de congelar alimentos, coloque a bolota da massa entre as duas folhas de plástico e passe o rolo até a massa ficar fininha. Antes de cortá-la com as forminhas, LEVAR À GELADEIRA (eu coloco direto no congelador), para ficar durinha. O corte fica facílimo e o transporte para o tabuleiro FOrRADO COM BACKPAPIER (PAPEL ASSA TUDO) também!
    Herzliche Grüße Helena

    ResponderExcluir
  8. Hallo, Helena!

    É verdade, vou acrescentar estas suas dicas à receita, dicas extremamente necessárias também aqui no calor e umidade catarinenses, que quase se igualam às cariocas.

    Alles Liebe!

    Úrsula

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Teófilo Otoni (cidade originada da imigração alemã em MG) vende muito uma Pfefferkuchen mas que tem a massa fofa. como faço para a receita ficar fofinha?

    ResponderExcluir