domingo, 26 de julho de 2009

Orangenplätzchen – Biscoitos de Laranja



Ingredientes
Para 30 unidades

Massa:

300 g manteiga (ponto de pomada)
150 g açúcar de confeiteiro (peneirado)
4 gemas
1 fava de baunilha
1 colher de sopa de casca de laranja ralada
4 gotas de essência de laranja
300 g farinha de trigo (peneirada)
Farinha para trabalhar

Recheio:

250 g geléia de laranja amarga
1-2 colheres de sopa de licor de laranja

Cobertura e decoração:

100 g açúcar de confeiteiro (peneirado)
2-3 colheres de sopa de suco de laranja
4 gotas de essência de laranja
4 colheres de sopa de violetas caramelizadas (aproximadamente 10 gramas)
3-4 colheres de sopa de confeitos dourados

Modo de Preparo:

1. Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro na batedeira até que fique bem cremoso. Adicione as gemas uma a uma, até que tenha incorporado à massa cremosa. Acrescente a baunilha (corte a fava ao meio e raspe o interior com uma faca), as cascas e a essência de laranja. Por fim some cuidadosamente a farinha de trigo. Separe a massa em duas partes iguais, envolva em plástico filme e forme dois rolos de massa (5 cm de diâmetro), apertando bem e enrolando as pontas. Coloque no refrigerador por no mínimo 5 horas, preferencialmente deixe repousar a noite toda.

2. Retire os dos rolos de massa do plástico que o envolve, coloque sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo e corte em fatias de aproximadamente 4mm de espessura (aproximadamente 30 fatias). Disponha sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo algum espaço entre os biscoitos.

3. Asse em forno pré-aquecido, a 170 graus, na segunda grade a partir de baixo, por 12 a 15 minutos, até que as bordas dos biscoitos estejam levemente douradas. Retire do fogo e imediatamente, com o auxílio de uma espátula, coloque sobre uma grade. Proceda da mesma forma com o restante da massa.

4. Some o licor à geléia de laranja e mexa bem. Pincele parte de baixo da metade dos biscoitos já frios com esta geléia. Coloque o restante dos biscoitos sobre a marmelada, observando que a parte inferior fique em contato com a geléia (faça sanduichinhos). Aperte levemente e coloque em local refrigerado.

5. Misture o açúcar de confeiteiro com o suco e a essência de laranja, até formar uma pasta lisa e líquida. Pique grosseiramente as violetas. Divida os biscoitos em tres porções. Pincele um dos lados dos biscoitos recheados com a pasta da cobertura, e decore imediatamente com 1/3 das violetas e confeitos. Deixe secar a cobertura. Decore as duas porções restantes de biscoito da mesma maneira. Armazene em local seco, em latas de biscoito apropriadas, separando as camadas por papel manteiga. Consuma em 3 a 4 dias.

6. Dica: para que os biscoitos não umedeçam por um period maior, você pode armazenar separadamente o recheio e a cobertura, e ir finalizando e decorando conforme sua necessidade.

7. Mesmo se você não entende Alemão, lendo atentamente a receita acima, você é capaz de acompanhar o vídeo explicativo:http://www.essen-und-trinken.de/rezept/53561/orangenplaetzchen.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário