segunda-feira, 27 de julho de 2009

Brokkoli-Kochkäse-Auflauf => Brócolis gratinado com Kochkäse (ricota maturada, fundida)


Ingredientes:

• 1 maço grande de brócolis
• 3 colheres de sopa de Kochkäse (receita neste Blog)
• Sal e pimenta do reino a gosto
• 1 colheres de sobremesa de farinha de trigo
• 1 xícara e 1/2 de chá de leite quente
• 2 colheres de sopa de manteiga
• 1 xícara de chá de queijo prato ralado

Modo de Preparo:

• Limpe os brócolis escolhendo apenas as folhas tenras e as flores
• Aqueça 1 colher de sopa de manteiga e refogue os brócolis
• Mexa-o algumas vezes e tempere com o sal e a pimenta
• Reserve
• Prepare o molho branco: leve ao fogo o restante da manteiga com a farinha e mexa bem para obter uma pasta
• Junte aos poucos o leite e continue mexendo, em fogo baixo para não empelotar
• Acrescente o Kochkäse e deixe derreter
• Coloque os brócolis dentro de um prato refratário e espalhe por cima o molho branco, mexendo levemente para penetrar nos brócolis
• Se desejar, pode acrescentar cubos de bacon previamente fritos e escorridos
• Polvilhe o queijo prato e leve ao forno médio (175º graus) para gratinar, por 15 minutos
• Sirva a seguir

Esta receita eu criei para associar duas memórias deliciosas: o Brokkoli Auflauf que meus filhos e eu fazíamos com o preparado industrializado que comprávamos no Minimal da Kistlerhofstrasse em Munique e o Kochkäse que sempre tenho a sorte de trazer na bagagem quando vou “pra casa” em Santa Catarina .

Minha mãe sempre compra “Kochkäse”, “Mus de Banana”, “queijinho (ricota) com nata” e, é claro, “Strudel de ricota” nos Eskelsen da “Feira dos Colonos”, que acontece nas quintas e sábados em Jaraguá.


Se você não tem como eu a sorte de ter uma fonte de fornecimento de Köchkase pode ver a receita neste blog. Tem sabor de conforto e saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário