terça-feira, 28 de julho de 2009

Chefs franceses radicados no Brasil reinam no Ponta dos Ganchos (SC

Chefs franceses radicados no Brasil reinam no Ponta dos Ganchos (SC) durante o V Ciclo dos Chefs. O evento terá inicío no dia 31 de julho e seguirá durante todos os finais de semana de agosto

Fonte: Gastronomia e Negócios


Inspirado nas comemorações do ano da França no Brasil, Ponta dos Ganchos trará os chefs Eric Berland,
Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin e Claude Troisgros para preparar jantares exclusivos para os hóspedes.

Promover um perfeito encontro entre o que há de melhor na alta gastronomia aliada a excelência na estrutura do turismo de luxo foi a ideia do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, quando realizou, em 2005, a primeira edição do Ciclo dos Chefs.

Após o sucesso consolidado e a experiência dos anos anteriores em reunir hóspedes e reconhecidos nomes da cena gastronômica mundial em um encontro para poucos, o resort catarinense, localizado em Governador Celso Ramos, apresenta seu calendário para o V Ciclo dos Chefs. Depois de reunir importantes chefs em um grande intercâmbio culinário, a fonte de inspiração do Ponta dos Ganchos para 2009 terá como tema principal as comemorações do ano da França no Brasil.

E para trazer o clima francês ao resort e celebrar a diversidade gastronômica entre os dois países durante o V Ciclo dos Chefs, o Ponta dos Ganchos trará importantes chefs franceses que deixaram suas cidades de origem e trouxeram para o Brasil suas influências para construir uma nova história no cenário franco-brasileiro.

O chef Eric Berland, responsável pelo viés francês do restaurante Parigi, pertencente ao grupo Fasano e localizado em São Paulo, começa o evento entre os dias 31 de julho a 02 de agosto. Desde muito jovem apaixonado pela cozinha, estagiou no La Duchesse Anne e, em 1988 Berland passou pela experiência de comandar, por seis meses, a cozinha do Club Mediterranée, na Bahia. Depois de retornar à França, abriu seu próprio restaurante, o L’Amadeus, e em 1996 aportou novamente em terras brasileiras e logo recebeu o convite para comandar o Parigi, tendo conquistado inúmeros prêmios, como o título de Melhor Restaurante variado pelo Guia Comer & Beber – O Melhor da Cidade, concedido por 5 vezes pela revista Veja São Paulo.

No fim de semana, de 07 a 09 de agosto, será a vez do chef Emmanuel Bassoleil, que reina à frente do renomado restaurante Skye e do Hotel Unique, na capital paulista. O chef chega para repetir sua aclamada participação, quando inaugurou a primeira edição do Ciclo dos Chefs, em 2005. Um dos principais chefs da Nouvelle Cuisine da atualidade, Bassoleil se formou na Escola Técnica de Hotelaria de Dijon, estagiou no Hostellerie du Château de Bellecroix e chegou ao Brasil em 1987 com a bagagem de ter trabalhado com os mais consagrados nomes da cena mundial e nos mais estrelados restaurantes franceses. No Brasil, foi por 14 anos chef-proprietário do restaurante Roanne, em São Paulo. Eleito por duas vezes como o melhor Chef do ano, desde 2001 responde como chef executivo do Unique agradando a todos com um menu que mostra suas influências pelas culinárias italiana e francesa aliadas com ingredientes tipicamente brasileiros.

O terceiro fim de semana do V Ciclo dos Chefs, durante os dias 21 a 23 de agosto, ficará a cargo do chef Erick Jacquin, chef e proprietário do restaurante La Brasserie, também em São Paulo. Um dos mais premiados chefs franceses em atuação no Brasil, Jacquin cursou a École Hôtelière Saint Amand Monrond, trabalhou nos melhores restaurantes da cidade luz como o Chardenoux e Le Toit de Passy, tornando-se um especialista em Foie Gras. Chegou ao país em 1995 para comandar o Le Coq Hardy, onde conquistou o respeito do público e a crítica especializada. Depois de passar pelo Café Antique, trouxe para o La Brasserie sua cozinha autenticamente francesa, que prima pela leveza, sabor especial e visual elaborado. Entre os prêmios recebidos pelo gourmet está o título de ‘Maitre Cuisiner de France’, concedido pela primeira vez a um chef em atuação na América do Sul e considerado como a mais alta honraria da gastronomia francesa, concedido em 1998.

Fechando as comemorações do ano da França no Brasil, o Ponta dos Ganchos convidou outro ícone da gastronomia francesa no país, o chef Claude Troisgros, que assim como Bassoleil, deu início ao Ciclo dos Chefes em 2005 e, ano seguinte, participou da segunda edição em companhia de seu pai, Pierre Troisgros. Entre os dias 28 a 30 de agosto, o chef e apresentador do programa Menu Confiança, no canal GNT, abrilhantará os jantares dos hóspedes com suas criações que mesclam as técnicas francesas aos produtos exóticos e tropicais e fazendo do restaurante Olympe, no Rio de Janeiro, uma experiência única. Representando a terceira geração de cozinheiros da família Troigros, Claude chegou ao Brasil em 1979 e, desde então, estabeleceu seu conceito único do ‘La Cuisine Creative Troisgros’, foi eleito o chef do ano e melhor restaurante francês pelo Guia Veja Rio 2004 com o Olympe, além do prêmio da revista Gula, como os melhores do mesmo ano.

Para cada fim de semana, 24 casais terão a oportunidade única e saborear criações exclusivas em 2 jantares servidos por cada um dos chefs. Ao mesmo tempo, desfrutará de momentos inesquecíveis com toda estrutura de serviços oferecidos pelo Ponta dos Ganchos junto com a deslumbrante vista para o mar da Costa Esmeralda.




SERVIÇO:
Ponta dos Ganchos
Governador Celso Ramos – Santa Catarina - Brasil
E-mail: reservas@pontadosganchos.com.br
Fone +55 48 3953-7000
Fax +55 48 3953-7046
Toll Free 0800 64 333 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário