sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bienenstich vom Blech / “Picada de Abelha” (Torta Alemã de Amêndoas)

Ingredientes:
________________________________________
Massa:

300 g farinha de trigo
125 ml leite
30 g fermento
1 colher de chá açúcar
sal
40 g açúcar
1 ovo
60 g manteiga

Creme:

1 pacote de pudim de baunilha
50 g açúcar
1/2 litro de leite
50 g manteiga
200 g nata

Cobertura de Amêndoas:

125 g nata
50 g mel
50 g açúcar
300 g lâminas de amêndoas




Modo de Preparar:

MASSA: Coloque a farinha de trigo numa bacia e faça uma pequena depressão no centro. Amorne o leite e dissolva nele o fermento, mexendo sempre. Acrescente uma colher de açúcar e misture bem.

Coloque o fermento dissolvido no leite na depressão feita na farinha de trigo e jogue um pouco de farinha sobre o fermento. Deixe descansar tampado por aproximadamente 15 minutos em local aquecido. Coloque uma pitada de sal sobre a farinha, 40 g de açúcar, um ovo e 60 g de manteiga no ponto de pomada (temperatura ambiente) e amasse bem até obter uma massa uniforme e lisa. Se necessário acrescente um pouco de leite para conseguir que a massa solte bem das beiradas (nunca coloque a quantidade total de líquido logo no começo da receita). Coloque a massa dentro de uma bacia com tampa ou feche bem com papel filme, eliminando o máximo possível de ar. Ideal, porém é uma bacia com tampa bem vedada para que você possa colocar a bacia fechada em banho Maria em água quente. Desta forma, em aproximadamente 20 minutos a tampa abre por si só, demonstrando que a massa está pronta para ser utilizada.

Coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa de forma a obter um retângulo de aproximadamente 30 x 25 cm, que você deverá colocar sobre uma forma forrada com papel manteiga.

Faça diversos furos com um garfo na massa e cubra com um pano de pratos limpo. Deixe descansar por mais 20 minutos.

CREME E COBERTURA: Neste meio tempo, separe 125 ml de leite (tirados do meio litro) e misture ao pó para pudim de baunilha acrescido de 50 g de açúcar, com o auxilio de um fouet , mexa vigorosamente até ficar bem liso, até que nenhum grumo mais seja visível. Coloque o restante do leite numa panela e deixe levantar fervura. Retire do fogo e misture ao pudim previamente dissolvido. Volte à panela ao fogo e deixe levantar fervura novamente. Retire do fogo e deixe esfriar mexendo de vez em quando.

Pré-aqueça o forno a 200°.

Coloque os 125 g de nata numa panela pequena, acrescente 50 g de mel e 50 g de açúcar e deixe levantar fervura, mexendo sempre com uma colher de pau. Tire a panela do fogo e some 300 g de lâminas de amêndoas.

Distribua esta mistura uniformemente sobre metade da massa que estava descansando. Leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 15 minutos, preferencialmente na grade do meio, até que esteja dourado.

Tire do forno e retire da forma, colocando cuidadosamente sobre uma grade de cozinha para esfriar.

Quando estiver frio, recortam-se todos os lados com o auxílio de uma faca de cozinha. Na seqüência, corta-se ao meio, separando a metade da massa com a cobertura de amêndoas.

Misture 50g de manteiga à temperatura ambiente ao pudim já resfriado. Caso o pudim tenha formado algum grumo, pode-se ainda passá-lo pela peneira.

Bata os 200 g de nata em picos firmes e some ao pudim com o auxílio de um fouet. Distribua o pudim uniformemente sobre uma parte da massa assada, a parte sem as amêndoas.

Corte a parte superior (com amêndoas) em quadradinhos iguais (veja foto, se mantidas as mesmas proporções deve-se obter 16 pedaços) e disponha sobre a outra parte da massa coberta com o pudim + nata.

Mergulhe a faca de pão em água fria, deixe escorrer a água e corte a parte inferior da massa do mesmo tamanho da parte de cima. A cada novo corte, volte a molhar a faca na água para que o recheio não fique grudado.

Uma vez cortados todos os pedaços, deixe o Bienenstich na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Tampado o Bienenstich dura pelo menos 3 dias na geladeira.

6 comentários:

  1. Gostaria muito de ver a foto deste bolo. Sou admiradora da arte culinária austriaca e alemã.
    Faz tempo que estou pesquisando essa receita do bolo Picada de Abelha, encontrei algumas que são feita com fermento quimico e outras com fermento biológico. Não sei qual seria a mais original, você saberia me dizer?
    Obrigada
    Marli Dall Stella

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli!

    Andei pesquisando também em receitas em Alemão, e só encontrei receitas com fermento químico, que cresce com o calor do forno.

    Acredito que as receitas com fermento biológico devam ser as mais antigas, antes das modernizações químicas. Até teria interesse em testar, se puder me enviar as receitas que você tem, agradeço (pode enviar para o email "sushisobencomenda@hotmail.com", que eu acesso diariamente.)

    um abraço,

    Úrsula

    ResponderExcluir
  3. Oi Úrsula,
    Adoro seu blog, sempre estou consultando. Um dia o meu ainda vai ficar assim.

    Ontem recebi de uma amiga austríaca que mora em Treze Tilias uma receita desse Bolo Picada de Abelha, logo eu vou testar e divulgar.

    Tenho algumas receitas no meu Blog receitasautriacas.blogspot.com, e também no Livro Receitas Austríacas Doces que eu fiz com a governanta da casa de meus amigos/vizinhos austríacos.
    O meu e.mail é mdallstella@yahoo.com.br.

    Um grande abraço,

    Marli Dall'Stella

    ResponderExcluir
  4. Olá Ursula,
    Adorei!
    Gostaria de saber se vc conhece alguma receita de bolo de amendoim com cobertura que parece torrone derretido!
    Essa receita é de uma senhora que tinha uma confeitaria em Piçarras, acho que se chamava Tante Tili.
    Um abraço,
    Karen

    ResponderExcluir
  5. OI Ursula , Adorei seu Blog.Belo a trabalho . Parabéns!!
    Curioso , achei seu blog por causa do nome Tante Tilli, assim como a Karen eu também estava procurando a receita do bolo de amendoim que a Tante Tilli , amiga da minha mãe, fazia na doceria dela(aproximadamente em 1972 , mas na minha recordação a massa era com amendoim e não tinha cobertura.Ele era inteiro marrom ,cor de amendoim, torradinho mas úmido devido o óleo do amendoim. Conhece esta receita ?

    ResponderExcluir
  6. Não conheço, não, Ilka, mas vou pesquisar na família, OK? Abraço!

    ResponderExcluir