terça-feira, 18 de maio de 2010

Glühwein - o "Quentão" Alemão



Muitos Glühweine aqueceram meu coração e aplacaram a saudade do Brasil em tempos de Natal na Alemanha, deixando ainda mais bonito o "mercado do menino Jesus" (Christkindlmarkt), com suas muitas luzes coloridas salpicadas de neve na praça central de Munique (Marienplatz)...

Aliás, o aroma das amêndoas torradas ao som de canções natalinas, curtindo sempre embasbacada a neve que caia fininha, rendeu algum nó na garganta, alguma lágrima de emoção... culpa não só do Glühwein, é claro!

Busquei hoje esta receita de um site que gosto sempre de visitar (http://www.daskochrezept.de/chefkoch-rezept/). Glühwein, arremete à Natal na Alemanha, mas o quentão arremete às festas juninas que se aproximam, então por que não dar um toque germânico à nossa festa?

Segue a receita, que eu fiz questão de traduzir com o purismo Alemão:

Ingredientes:

750 ml vinho tinto
250 ml água
1 saquinho de chá preto
1 unidade de canela em pau
2 cravos
Quanto baste de açúcar
1 limão
1 laranja

Pré-Preparo do Quentão Alemão:

• Descasque a laranja e o limão bem fino, desprezando a parte branca que amarga.
• Aqueça água e prepare 250 ml de chá preto
• Faça uma pequena trouxinha (tipo um sachê garni), utilizando uma compressa esterilizada, amarrando dentro dela a canela em pedaços, os cravos e uns 2 ou 3 pedaços de casca de limão e a mesma quantidade de casca de laranja.


Preparo do Glühwein (Quentão):

• Coloque o vinho numa panela, somando o sache de condimentos. Aqueça a 90 graus, mas não deixe ferver de jeito nenhum. Acrescente chá preto a gosto para diluir um pouco o teor alcoólico. Tempere com açúcar ou mel e deixe apurar por aproximadamente 20 minutos.


Servindo o Quentão:

• Sirva bem quente, sempre em recipiente (copo ou xícara) com alça.

Recomendações finais do “Chefkoch”(a fonte da receita é o site daskochrezept.de): não compre o vinho mais barato, o mais caro também não, é claro, faça seu quentão sempre utilizando um bom vinho, que você também tomaria puro.

Um comentário:

  1. Olá.
    Por gentileza,
    O vinho tinto é seco ou suave?
    Se não for incomodar, poderia enviar a resposta em meu email?
    fran@mundoperdido.com.br

    Obrigada.
    Francieli Dunzer Giesel

    ResponderExcluir