Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
sábado, 15 de maio de 2010
Rollmops – Sardinha Marinada (receita Bávara)
Ingredientes:
15 sardinhas em salmoura (receita neste blog)
Para rechear:
100 g cebola
2 – 3 colheres de sopa de alcaparras
2 – 3 pepinos em conserva, cortados em pedaços pequenos
Mostarda a gosto
Palitos de dente para fechar
Para a Marinada:
1/2 l de água
125 a 250 ml de vinagre (a depender do grau do vinagre)
2 cebolas fatiadas
1 pitada de açúcar
1 a 2 colheres de chá de grãos de mostarda
Modo de Preparo:
• Lave bem as sardinhas, retire as cabeças e as vísceras e deixe dessalgar por 12 – 24 horas trocando diversas vezes a água.
Limpe-as bem escamando (*) as sardinhas debaixo da torneira com a mão, ou com o auxílio de uma faca. Com a mão também, abra ao meio seguindo a espinha dorsal. Retire a espinha dorsal. Lave muito bem em água corrente. Retire as pequenas espinhas com auxílo de faca. faça filés, lave-as novamente e escorra bem.
(*) Se desejar retirar a pele da sardinha, "não escame". Retire a cabeça, as vísceras, abra ao meio, retire a espinha dorsal e vá puxando, retirando a pele.
• Pincele levemente os filés de sardinha com mostarda (opcional). Pique as cebolas e as alcaparras em brunoise (cubinhos bem pequenos) e pincele um dos lados do filé de sardinha, colocando sobre este lado um pedaço de pepino. Enrole e feche com um palitinho de maadeira.
• Disponha os “Rollmöpse” em recipiente de porcelana, pedra ou vidro, sem pressioná-los.
• Ferva todos os ingredientes da marinada e deixe esfriar muito bem antes de colocar sobre as sardinhas, de forma que elas fiquem bem cobertas com a marinada.
Leve ao refrigerador por 3 dias antes de consumir e consuma em no máximo 14 dias.
• Para servir, retire os “Rollmöpse” (plural de Rollmops) da marinada, cubra com cebolas em fatias finas e regue com um pouco da Marinada.
Fonte: Bayerisches Kochbuch
Assinar:
Postar comentários (Atom)
minha mulher, que é filha de alemao (hamburgo), vaipreparar esta receita, e já estou com água na boca. Danke,
ResponderExcluirtaves
Depois me conta como ficou!
ResponderExcluirEu acho uma delícia!
Olá Ursula, gostaria de saber como é que se faz a salmoura da sardinha. Comprei a sardinha e agora tenho a dúvida se eu faço a salmoura com elas totalmente limpas ou inteiras
ResponderExcluirOi, "Anônimo!"
ResponderExcluircomo você pode ver na nossa receita de família, as sardinhas não são limpas, só secas com um papel absorvente. Retire as cabeças, se desejar, mas não retire as visceras.
Passado o período de salmoura é que você vai lavá-las, descamá-las e eviscerá-las.
A dessalga você faz como a do bacalhau, trocando muitas vezes a água.
Dá um trabalhão, mas o resultado final é maravilhoso!
Veja este post da sardinha em salmoura: http://ursulamueller.blogspot.com/search?q=sardinhas+salmoura
abraço,
Úrsula
Oi Ursula, boa noite! tudo bem?
ResponderExcluirVou tentar fazer esta sua receita, mas não sei se vou coneguir esperar o tempo de salgar as sardinhas :) ... será que nesta 1.a vez daria certo também comprando as sardinhas já em salmoura? e sobre o tempero, aqui em Campinas - SP eu já consumi estes rollmops em bares, e na conserva tinha óleo ou azeite, será que a utilização de óleo seria mais para convervar por mais tempo? é que eu vi que no preparo da sua receita não vai azeite.
Obrigado.
Att.
Waldir.
Valeu Ursula pela dica, moro em Barra do Sul aqui pertinho vou tentar fazer adoro rollmops. Se tiver algumqa dica do preparo que não esta no blog me envie por e-mail. Abraço Edson.
ResponderExcluire_mail sarrafoprof@bol.com.br
Oi, Ursula. Tudo certo?
ResponderExcluirQue maravilha encontrar uma receita de rollmops.
Sou de Jaraguá do Sul também e o rollmops faz parte da história da minha juventude, quando no final das noitadas, era imprescindível, junto com a "saideira" ( assim chamamos a última cerveja da rodada...que nem sempre é a última)...uns 3 ou 4 rollmops para ajudar na cura da ressaca, que fatalmente nos assolva no dia seguinte.
valeu, grande abraço
Silvio (do bairro Czerniewicz)
Oi, Silvio!
ResponderExcluirsabe, eu morei na Alemanha por dois anos e lá aprendi que rollmops é um prato de "Silvester", o primeiro dia do ano. Adivinha com qual finalidade? Claro... curar ressaca!
Hoje em dia voltei a Jaraguá e ganho a vida fazendo sushis, acredita? aí outro dia me ligaram perguntando se eu fazia rollmops.. quase rolei foi de rir.. já pensou? Sushi de rollmops?
Obrigada pela visita, ainda preciso atualizar o blog, continuar minhas pesquisas, mas por enquanto há que ralar pra ganhar a vida.. enrolando sushis!
Feliz Natal e um ótimo 2012
Úrsula
Ursula, boa noite ! Por gentileza, me esclareça uma dúvida: você diz que é para esperar o caldo esfriar totalmente antes de cobrir os Rollmops, mas em outra receita que vi é para despejar sobre as sardinhas quando o caldo estiver quente ! Qual é o modo certo ?
ResponderExcluirMuito obrigada,
Renate
Já respondido via Sushi de Casa, né Renate? O caldo precisa mesmo esfriar, senão altera a cor e o sabor das saraço!dinhas. Abr
ResponderExcluir