Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte. Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
Blog da Úrsula
- Úrsula Mueller
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brazil
- Catarinense de Jaraguá do Sul, filha de Giga, da casa de Traudi.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Antigas Receitas de Família: "Pfefferkuchen" - biscoitos da Sra. Hulda Meier (in Memoriam)
Ingredientes:
1 kg trigo
1 kg melado
100 g açúcar
80 g amendoim ou amendoas picadas
80 g cidrão (Zitronat)
15 g canela moída
80 g manteiga
20 g bicarbonato de amônia
raspas de 3 limões
Preparo:
amassar todos os ingredientes até obter uma massa lisa, cobrir com plástico filme e deixar repousar por uma noite.
No dia seguinte, desenrole a massa dê o formato desejado e leve ao forno até que estejam dourados.
NOTA DA BLOGUEIRA:
Esta é uma receita muito antiga, por isso não tenho detalhes de temperatura x tempo nos fornos modernos. Como eu pretendo fazer estes biscoitos ainda esta semana, complementarei estas informações faltantes depois de praticar.
Ela é um precioso guardado meu que estava perdido e que consegui encontrar justamente na minha mudança pra Jaraguá em dezembro passado. (Por isso demorei a voltar a postar... muita bagunça pra organizar...)
A receita me foi ditada há quase 30 anos por uma gentil senhora de nome Hulda, a Tante Hulda do meu ex-marido, que fazia uns quitutes tão deliciosos que com certeza conseguiram ajudar a despertar minha paixão pela culinária!
Breve postarei mais algumas receitas dela, antes que meu tesouro se perca novamente.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa, como neta nao lembro dessa receita, lembro que a Oma Meier sempre fazia delicias na cozinha, e ficava horas la no fogao a lenha ainda, saudades dela, sempre muito amorosa com os netos. Obrigada Ursula, por nao deixar se apagar assim o nosso antepassado. beijos
ResponderExcluiroi, Marga!
ResponderExcluirÉ que vocês eram pequenas quando eu comecei a cozinhar e me interessava pelos deliciosos cheiros vindos da casa de sua avó! Naquela época eu passava o Wagner e o Martin por cima do muro pra sua avó e sua tia Lídia curtirem eles!
Estou morando bem perto da "casa da Tante Hulda", na Padre Pedro Franken, acho que a visão da sacada me deixou melancólica! Apesar de estar procurando estas receitas da sua avó há algum tempo (cheguei até a perguntar à Tita)! Mas que bom que elas "apareceram" na mudança!
beijoca
Úrsula, vc conseguiu descobrir quanto tempo de forno vai e a temperatura?
ResponderExcluirPs.: Achei seu blog maravilhoso, já faz um tempo que me interesso pela cultura alemã e esse ano tomei uma decisão, fui viajar e fiquei 1 mês na Alemanha, me apaixonei pela língua, mesmo sem entender nada ehehe, voltei e comecei a fazer aula de alemão :)
Espero voltar lá e passar uma temporada maior.
Abraço,
Jaq
Oi, Jaq!
ResponderExcluirainda bem que não sou a única maluca a gostar do idioma Alemão (é bastante matemático, e por isso mesmo, bastante preciso.. dá pra criar palavras, isso eu curto demais!).
Quanto ao tempo de forno, é bem rapidinho, pois os biscoitos são pequenos, no máximo uns 15 minutos, mas você vai ter que fazer alguns testes com seu forno, porque o tempo varia mesmo...
boa sorte nas suas aventuras culinárias e germanísticas!
abraço,
Úrsula
O tempo médio de forno é 8 min. a uma temp. de 220°C, se passar do tempo a "fofa" como foi apelidado em minha região, fica dura.
ResponderExcluirPor favor, me tire uma dúvida: a meu ver, o nome Pfefferkuchen seria um tipo de bolo ou torta de pimenta, mas sua receita não traz pimenta. É assim mesmo? Grato.
ResponderExcluirPor favor, me tire uma dúvida: Pfeffer significa pimenta, mas sua receita não traz esse ingrediente. É assim mesmo? Grato. Achei seu blog muito interessante e pretendo visitá-lo regularmente.
ResponderExcluirEssa é uma receita de família, sim Pfeffer é pimenta, vi algumas receitas com pimenta mesmo e/ou gengibre que dá um tom picante, mas decidi publicar essa, do jeitinho que a Tante Hulda me ensinou!
ResponderExcluir