Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte.
Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
300 g uvas passas 100 g laranja + limão cristalizado 500 g farinha de trigo 1 cubo de fermento fresco 200 ml leite em temperatura ambiente 1 pitada de noz moscada 1 colher de sopa de canela 1/2 colher de sopa de sal 20 g açúcar 2 ovos 100 ml Rum 100 g amêndoas laminadas 100 g amêndoas moídas 125 g manteiga em ponto de pomada Manteiga líquida para pincelar
Passo 1. Prepare a massa mãe
Coloque as passas e as frutas cristalizadas (limão e laranja) de molho.
Para a massa mãe, coloque a farinha de trigo numa tigela, faça uma pequena depressão no centro e esfarele o fermento. Umedeça o fermento com 100 ml de leite morno (max. 35 °C) e misture levemente. Jogue um pouco de farinha de trigo sobre o fermento (mas não amasse), cubra com um pano de prato e deixe descansar em temperatura ambiente por aproximadamente 30 minutos.
Passo 2. Acrescente os ovos
Acrescente a noz moscada, a canela, sal, açúcar, o resto do leite e os ovos à batedeira ou amasse bem com as mãos (lembrando que se trata de uma massa bem pesada). Cubra novamente a massa e deixe descansar por mais 30 minutos.
Passo 3. Misture as Frutas Cristalizadas e as Amêndoas
Peneire as frutas cristalizadas e as uvas passas que foram deixadas de molho, deixe escorrer bem a água, e misture ao rum e às amêndoas moídas e laminadas.
Passo 4. Acrescente a manteiga e as frutas à massa
Some 125 g manteiga à massa (só neste momento porque a massa com manteiga demora mais a crescer), amassando bem. Acrescente aos poucos a mistura de amêndoas e frutas cristalizadas.
Passo 5. Enforme a massa e deixar crescer (se tiver a forma apropriada)
Coloque a metade da massa em uma forma própria para Stollen, untada e enfarinhada e coloque de cabeça para baixo sobre uma forma forrada com papel manteiga e deixe crescer por mais 30 minutos.
Forma de Stollen:
Passo 6. Resfriar a massa restante e moldar manualmente (opção)
Coloque o restante da massa por 15 minutos no refrigerador. Amasse levemente sobre uma superfície enfarinhada. Em seguida, dê um formato oval à massa, de aproximadamente 3 cm de espessura. Dobre os lados mais estreitos para dentro. Dobre um dos lados mais largos para o centro.
Passo 7. Finalizar as dobras do Stollen
Finalmente dobre a outra parte larga para o centro.
Passo 8. Amasse o centro do rolo de massa com o canto da mão para que surja a autêntica forma do Stollen. Pincele o Stollen com água e deixe crescer por mais 20 minutos.
Os dois tipos de Stollen deverão ser assados em forno pré-aquecido a 190 °C por aproximadamente 50 minutos. Após 20 minutos, reduzir a temperatura do forno para 170 °C.
Passo final: deixe o Stollen esfriar um pouco e desenforme. Ainda morno, pincele o Stollen em todos os lados com manteiga líquida e polvilhe com açúcar. Embrulhe com papel manteiga e consuma após uma semana para que ele alcance aroma e sabor ideal.
Ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo. Você compreenderá, ainda que não saiba falar Alemão: