Sempre gostei muito de escrever, cozinhar, aprender idiomas, conhecer a cultura dos meus ancestrais, de estudar PNL – Programação Neurolinguistica, de internet e... de teletransporte.
Como o teletransporte físico ainda não é possível, mas o subconsciente não distingue o real do imaginário... viajo neste blog por memórias deliciosamente impregnadas dos aromas e sabores das receitas postadas. Você é meu convidado! Venha viajar comigo!
300 g uvas passas 100 g laranja + limão cristalizado 500 g farinha de trigo 1 cubo de fermento fresco 200 ml leite em temperatura ambiente 1 pitada de noz moscada 1 colher de sopa de canela 1/2 colher de sopa de sal 20 g açúcar 2 ovos 100 ml Rum 100 g amêndoas laminadas 100 g amêndoas moídas 125 g manteiga em ponto de pomada Manteiga líquida para pincelar
Passo 1. Prepare a massa mãe
Coloque as passas e as frutas cristalizadas (limão e laranja) de molho.
Para a massa mãe, coloque a farinha de trigo numa tigela, faça uma pequena depressão no centro e esfarele o fermento. Umedeça o fermento com 100 ml de leite morno (max. 35 °C) e misture levemente. Jogue um pouco de farinha de trigo sobre o fermento (mas não amasse), cubra com um pano de prato e deixe descansar em temperatura ambiente por aproximadamente 30 minutos.
Passo 2. Acrescente os ovos
Acrescente a noz moscada, a canela, sal, açúcar, o resto do leite e os ovos à batedeira ou amasse bem com as mãos (lembrando que se trata de uma massa bem pesada). Cubra novamente a massa e deixe descansar por mais 30 minutos.
Passo 3. Misture as Frutas Cristalizadas e as Amêndoas
Peneire as frutas cristalizadas e as uvas passas que foram deixadas de molho, deixe escorrer bem a água, e misture ao rum e às amêndoas moídas e laminadas.
Passo 4. Acrescente a manteiga e as frutas à massa
Some 125 g manteiga à massa (só neste momento porque a massa com manteiga demora mais a crescer), amassando bem. Acrescente aos poucos a mistura de amêndoas e frutas cristalizadas.
Passo 5. Enforme a massa e deixar crescer (se tiver a forma apropriada)
Coloque a metade da massa em uma forma própria para Stollen, untada e enfarinhada e coloque de cabeça para baixo sobre uma forma forrada com papel manteiga e deixe crescer por mais 30 minutos.
Forma de Stollen:
Passo 6. Resfriar a massa restante e moldar manualmente (opção)
Coloque o restante da massa por 15 minutos no refrigerador. Amasse levemente sobre uma superfície enfarinhada. Em seguida, dê um formato oval à massa, de aproximadamente 3 cm de espessura. Dobre os lados mais estreitos para dentro. Dobre um dos lados mais largos para o centro.
Passo 7. Finalizar as dobras do Stollen
Finalmente dobre a outra parte larga para o centro.
Passo 8. Amasse o centro do rolo de massa com o canto da mão para que surja a autêntica forma do Stollen. Pincele o Stollen com água e deixe crescer por mais 20 minutos.
Os dois tipos de Stollen deverão ser assados em forno pré-aquecido a 190 °C por aproximadamente 50 minutos. Após 20 minutos, reduzir a temperatura do forno para 170 °C.
Passo final: deixe o Stollen esfriar um pouco e desenforme. Ainda morno, pincele o Stollen em todos os lados com manteiga líquida e polvilhe com açúcar. Embrulhe com papel manteiga e consuma após uma semana para que ele alcance aroma e sabor ideal.
Ainda tem dúvidas? Assista ao vídeo. Você compreenderá, ainda que não saiba falar Alemão:
4 gemas 350g de açúcar 1/4 de litro de leite 4 claras 280g de farinha de trigo 30g de chocolate em pó (meio amargo) 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal 80g de nozes (moídas) 2 colheres (chá) de essência de baunilha 1 colher (chá) raspas de cascas de limão 140g de manteiga
Recheio e Cobertura
200g de manteiga 200g de açúcar 50g de chocolate em pó 1 xícara (chá) de leite 2 gemas 30g de farinha de trigo 30g de açúcar Modo de fazer
Junte as gemas, metade do açúcar e o leite. Esquente, mexendo sempre, sem deixar ferver. Retire do fogo e continue batendo até esfriar.
Separadamente, junte as claras batidas em ponto de neve e o açúcar restante, em colheradas apenas misturando. Junte as duas massas.
Peneire a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e o sal. Acrescente as nozes, a baunilha e a raspas de cascas de limão, ligue a massa sem bater. Por fim, junte a manteiga, derretida e fria.
Coloque em uma fôrma, untada e forrada com papel manteiga (também untado). Leve para assar em forno médio, por aproximadamente 30 minutos. Reserve.
Bata a manteiga e o açúcar em creme, acrescente o chocolate e continue batendo até misturar bem. Reserve. Com o leite, as gemas, a farinha de trigo e as 30g de açúcar, prepare um mingau, mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo, mexa até esfriar e junte com o creme de manteiga, batendo até obter um creme homogêneo.
Montagem: Depois da massa fria, corte a torta em duas partes e coloque o recheio no meio, reservando metade para cobrir toda a torta. A decoração pode ser feita com chocolate, nozes ou qualquer outra decoração a seu gosto.
Remova a primeira camada de casca. Com uma faca, apare o fundo do centro da cebola, deixando a com uma base plana, e faça dois talhos em formato de cruz no topo, cortando até a metade da cebola (não atravesse a cebola com a faca, cortando-a em 4 pedaços). Enfie um pouco de tomilho fresco picado ou triturado nessas aberturas com uma boa pitada de sal (eu coloquei pouco sal, pode caprichar bastante, pois elas são um pouco doces) e um pedaço de manteiga. Leve ao forno em temperatura de 200C por 30 a 35 min.
Aprenda a fazer frikadellen, bolo de carne alemão, de Anne Hofmeister, proprietária do Il Piccolo Caffé.
Ingredientes:
600g de patinho moído 100g de cebola picada 2 ovos 2 pães franceses dormidos 100 ml de leite morno 1 pitada de noz moscada moída 1 pitada de pimenta do reino 2 colheres de sopa de salsa picada 1 colher de chá de sal 100 de óleo
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o pão imerso no leite e reserve até que ele absorva o líquido. Em outro maior, coloque todos os outros ingredientes e misture. Adicione os pães úmidos de leite. Amasse com as mãos até misturar todos os ingrediente uniformemente. Divida em bolas de mais ou menos 100g. Alise bem com as mãos.
Numa frigideira bem quente, de preferência de teflon, coloque um fio de óleo e frite os bolinhos. É recomendável servir com uma salada de batata e molho à base de ketchup ou mostada escura. Além de uma cerveja bem gelada.
300g de mortadela tipo alemã 300g de morcela branca 300g de morcela preta 300g de linguiça mista defumada 300g de linguiça de pernil suíno 500g de chucrute 200g de mostarda dijon 500g de batatas médias 2 colheres (sopa) de manteiga Sal a gosto
Preparo
- Descasque e corte as batatas em quatro partes; - Cozinhe-as em água com sal, escorra, passe por um passa-purê e adicione a manteiga. Reserve; - Corte os embutidos em pedaços de 5cm aproximadamente e frite em óleo por uns 5min; - Em um refratário, arrume de forma ordenada, o purê de batatas, os embutidos e o chucrute; - Sirva a mostarda em um recipiente separado.
5 bifes de alcatra com meio centímetro de espessura (tipo escalopes) 3 colheres de sopa de suco de limão 3 colheres de sopa de manteiga 1/2 xícara de cebola picadinha 1 xícara de creme de leite fresco Sal e pimanta-do-reino (o quanto baste) 2 colheres de chá de páprica doce Farinha de trigo (o quanto baste)
Modo de fazer:
Tempere os bifes com o suco de limão e deixe em em um recepiente por meia hora. Depois, retire o excesso do suco e passe os bifes no trigo. Em uma panela, derreta uma colher de manteiga e frite a cebola até dourar. Em uma frigideira coloque o restante da manteiga à parte e frite rapidamente os bifes. Tempere com sal e pimenta. Coloque todos na frigideira e por cima espalhe a cebola. Tampe e deixe cozinhar em fogo brando por 5 minutos. Misture o creme de leite com sal, pimenta e páprica. Despeje sobre os bifes e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e sirva em seguida.
1/2 cebola picada 3 colheres de sopa de manteiga 1 tablete de caldo de carne 200 ml de água 1 colher de café de páprica picante 1 colher de sopa de Colorau 1 colher de café de páprica doce 1 vidro pequeno de creme de leite fresco (ou 1 lata de creme de leite sem soro)
Modo de preparo
Ferva o tablete de caldo de carne com a água e reserve.
Frite a cebola na manteiga e adicione o caldo de carne. Adicione na ordem a páprica picante, o colorau e a páprica doce, sempre mexendo bastante para não empelotar. Quando a mistura tiver uniforme, adicione o creme de leite e em fogo baixo misture até que a borda comece a ferver.
Vale a pena fazer, esta receita é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A!!
Ingredientes:
500 g de sal 600 g de salmão fresco em filés, com pele mas sem espinhas 250 g de açúcar Pimenta do reino a gosto Endro picado a gosto 3 ovos cozidos picados 1 cebola picada 2 colheres de sopa de alcaparras
Como fazer:
Cubra o fundo de uma assadeira com a metade do sal e coloque o filé de peixe por cima, com a pele virada para cima.
Cubra-o com o restante do sal, o açúcar, a pimenta e o endro picado.
Comprima levemente e leve a assadeira à geladeira por 48 horas.
Depois de 24h, vire o filé de salmão e espere por mais um dia.
Passado este tempo, retire o salmão da geladeira, limpe o excesso de ingredientes da marinada e seque os filés com papel de cozinha. Corte os filés em lâminas finas, seguindo o sentido das fibras.
Disponha em uma travessa com os ovos, a cebola e as alcaparras. Sirva em seguida.
500 g de carne de cabrito (pernil ou paleta) 500 g de pimentão vermelho 250 g de minipepino em conserva cortado à julienne 250 g de cebola pera cozida 3 colheres de sopa (cheias) de ketchup Sal a gosto Pimenta do reino branca a gosto Tabasco a gosto
Como fazer?
Em uma panela com água, cozinhe o cabrito por cerca de uma hora.
Enquanto isso, asse o pimentão no forno. Deixe esfriar, retire as peles, descarte as sementes e corte-os à Julienne.
Quando estiver cozida, retire e corte a carne em tirinhas e misture com os pimentões, os minipepinos, as cebolinhas e o ketchup. Tempere com o sal e a pimenta. Adicione o tabasco e sirva a salada fria.
Deu vontade, ai que saudade!!! Hoje eu faço novamente um Kaiserschmarrn, tão absurdamente simples, mas tão saboroso como as lembranças que evoca...
Kaiser = imperador Schmarren ou Schmarrn = asneira, bobeira, loucura
Existem diferentes versões sobre a história desta sobremesa austríaca, mas todas envolvem de certa forma o imperador Franz Josef I, aquele, o marido da Sissi...lembra??
Uma das histórias conta que uma simplória camponesa, devido a uma tempestade inesperada, teria recebido a visita do imperador. Não tendo nada além de alguns ovos, frutas e leite para preparar uma refeição para a ilustre visita, a pobre acabou criando a iguaria hoje muldialmente famosa!
Outra versão seria de que o cozinheiro real do tal José (Josef I) tentou, sem sucesso, fazer um crepe ao estilo francês (Palatschinken), e acabou acrescentando algumas passas e cerejas, polvilhando com muito açúcar de confeiteiro, servindo seu aparente insucesso como sua novíssima criação.
De qualquer forma, eis a receita:
8 claras de ovo 8 gemas 5 colheres de sopa de açúcar cristal 240 g de trigo ½ litro de leite 60 g de uva passa 1 colher de sopa de açúcar de baunilha 1 colher de sopa de rum 1 pitada de sal 100 g de manteiga para a cocção Açúcar de confeiteiro para polvilhar Guarnição: compotas de frutas vermelhas, ou cerejas ou damascos
Macere as passas no rum durante uma hora. Misture bem o leite, as gemas, a baunilha e o trigo até formar uma massa bem lisa. Bata as claras com o açúcar cristal e o sal até ficarem bem firmes e some à massa com delicadeza. Aqueça a manteiga numa frigideira rasa, derrame a massa, polvilhe as passas e inicie a fritura no fogão; vire e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 8 a 10 minutos. Rasgue a massa assada em pedaços com o auxílio de dois garfos, polvilhe um pouco de açúcar cristal e volte ao forno por mais alguns instantes. Sirva polvilhando fartamente com açúcar de confeiteiro. DICA: melhor utilizar duas frigideiras ao mesmo tempo, pois o “Schmarrn” é excelente somente quando recém assado.
Evite hoje conscientemente dizer "a gente". Diga "eu" quando você se refere a você mesmo. Você é importante para você mesmo. Mostre isto para você ainda hoje.
"Vermeide heute ganz bewusst das "man". Sage "ich" wenn Du Dich meinst. Du bist wichtig für Dich. Zeige es Dir heute noch."
A Oktoberfest de Munique está comemorando este ano seu 200 jubileu.
Andei dando uma espiadinha nos sites da cidade de Munique para ver se tem alguma novidade gastronômica, mas pelo que pude levantar, o cardápio consiste basicamente nestes hits culinários que postamos anteriormente (que já assanham um bocado minha memória gustativa).
A novidade este ano fica por conta da origem dos insumos: parece que há um esforço especial para que os ingredientes sejam orgânicos e ecologicamente corretos.
Por isso meu sonho de consumo continua sendo o teletransporte: que delicia seria dar um pulinho na "Wiesen" (local onde se realiza a festa) pra "fazer uma boquinha".....